Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Silvia Elizabeth Miranda de-
dc.contributor.authorMonte, João Bosco-
dc.date.accessioned2012-07-12T12:42:09Z-
dc.date.available2012-07-12T12:42:09Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMONTE, João Bosco. A formação do professor de língua estrangeira: análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Ceará. 2009. 145f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3199-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectProfessores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensino(Superior) - Falantes do portuguêspt_BR
dc.subjectCompetencia Comunicativapt_BR
dc.subjectFormación de Profesorespt_BR
dc.subjectLengua Españolapt_BR
dc.subjectComponente Culturalpt_BR
dc.subjectCompetência Comunicativapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectComponente Culturalpt_BR
dc.subjectProfessores de espanhol - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectLinguagem e culturapt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectComunicação interculturalpt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titleA formação do professor de língua estrangeira – análise do componente cultural no currículo de letras - espanhol da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa de cunho analítico descritivo tem como finalidade analisar como se apresenta o componente cultural no currículo do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará. Escolheu-se como base para fundamentação de nossa pesquisa uma revisão bibliográfica sobre a cultura na formação do professor de língua estrangeira, a análise documental abrangendo os diversos agentes envolvidos na formação docente em língua estrangeira, além de entrevistas e questionários aplicados a alunos e professores do referido curso. Nossa ideia é acima de tudo identificar a importância atribuída aos aspectos socioculturais na formação do professor de E/LE. Por fim, vislumbra-se que o currículo de formação de professores de espanhol deve possibilitar aos alunos uma compreensão ampla sobre a língua e também acerca da cultura-meta dos países de língua espanhola como condição imperativa para propiciar-lhes a competência comunicativa.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación de cuño analítico descriptivo tiene como finalidad analizar como se presenta el componente cultural en el currículo del Curso de Letras Español de la Universidad Federal de Ceará. Elegimos como base para fundamentar nuestra investigación una revisión bibliográfica sobre la cultura en la formación del profesor de lengua extranjera, el análisis documental comprendiendo los diversos actores involucrados en la formación docente en lengua extranjera, además de entrevistas y cuestionarios aplicados a alumnos y profesores del referido curso. Nuestra idea es mayormente identificar la importancia atribuida a los aspectos socio-culturales en la formación del profesor de E/LE. Por fin, vislumbramos que el currículum de formación de profesores de español debe posibilitar a los alumnos una comprensión amplia sobre la lengua y también sobre la cultura meta de los países de lengua española como condición imperativa para propiciarles la competencia comunicativa.pt_BR
dc.title.enLa Formacion del Profesor de Lengua Extranjera - Análisis del Componente Cultural en el Curriculum de Letras-Español de la Universidade Federal do Cearápt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Tese_JBMonte.pdf767,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.