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Tipo: Tese
Título: A refutação em introduções de teses de doutorado da área de linguística
Autor(es): Barros, Marcilene Gaspar
Orientador: Soares, Maria Elias
Palavras-chave: Refutação;Introdução de tese de doutorado;Estrutura composicional;Estratégias concessivas;Efeitos de sentido
Data do documento: 2018
Citação: BARROS, Marcilene Gaspar. A refutação em introduções de teses de doutorado da área de linguística. 2018. 272f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Considerando o teor argumentativo do discurso acadêmico, a refutação configura-se como um procedimento imprescindível, já que a argumentação pressupõe o desacordo, o debate e, portanto, a refutação, que, por sua vez, constitui-se na oposição, no desacordo, necessários à argumentação. Sob uma abordagem enunciativa, é possível correlacionar concessão/refutação, já que duas propriedades da concessão podem ser identificadas: a ideia de oposição entre duas conclusões (r e não-r); e a ideia de uma relação hierárquica entre os conteúdos valendo como argumentos para essas conclusões. Tendo em vista a estrutura composicional prototípica da refutação (asserção prévia/recusa/justificativa) e a correlação concessão/refutação, buscamos, nesta pesquisa, identificar propriedades definidoras da refutação no discurso acadêmico. Para tanto, levantamos a seguinte questão: o que a refutação manifestada em introduções de teses de doutorado da área de linguística tem de peculiar que nos informa que os autores constroem seus textos da forma como constroem? O corpus é composto por oitenta introduções de teses de doutorado de dezesseis programas de pós-graduação da área de linguística. Para a coleta dos dados, procedemos a um recorte, com a seleção dos trechos constitutivos de atos de linguagem de refutação, os quais se materializam por meio da articulação dos elementos negativo e argumentativo. Assumimos os postulados teóricos de Moeschler (1982), Moeschler e Spengler (1982) e Ducrot (1981, 1987). Para a análise, definimos as seguintes categorias: estrutura composicional prototípica, marcas indicativas de recusa e efeitos de sentido. Aplicamos um modelo prototípico, organizado a partir dos estudos de Moeschler (1982) e de Moeschler e Spengler (1982), acrescido de elementos encadeadores e ratificadores da refutação. Também procedemos à identificação das marcas instauradoras de oposição e das vozes que emergem das estratégias refutativas para analisar os efeitos de sentido oriundos de tais vozes, por meio da polifonia linguística (DUCROT, 1987). Os resultados ratificam a estrutura asserção prévia/recusa/justificativa, mas apontam também para uma configuração com elementos que se solidarizam em um exercício constante de encadear e ratificar o dito. A recusa à asserção prévia se manifesta a partir da combinação de diferentes formas linguísticas, contudo, marcas que resultam em estratégias concessivas são de uso mais frequente. A análise polifônica dos efeitos de sentido permite a identificação dos enunciadores colocados em cena pelo locutor, bem como do posicionamento do locutor diante desses enunciadores.
Abstract: Considering the argumentative content of academic discourse, the refutation is an indispensable procedure, since the argumentation presupposes disacord, debate and therefore the refutation, which constitutes opposition, disacord, necessary, therefore, for the argumentation. Under an enunciative approach, it is possible to correlate concession/ refutation, since two concession properties can be identified: the idea of opposition between two conclusions (r and non-r); the idea of a hierarchical relation between the contents as arguments for these conclusions. Given the prototypical compositional structure of the refutation (assertion/refuse/justification) and the concession/refutation correlation, we seek, in this research, to identify defining properties of refutation in academic discourse. To that end, we raise the following question: what the refutation manifested in introductions of doctoral theses of the area of linguistics has of peculiar that tells us that the authors construct their texts the way they construct? The corpus consists of eighty introductions of doctoral theses from sixteen postgraduate programs of the area of linguistics. For the data collection, we proceed to a cut, with the selection of the passages constitutive of acts of language of refutation, which are materialized through the articulation of the negative and argumentative elements. We assume the theoretical postulates of Moeschler (1982), Moeschler and Spengler (1982) and Ducrot (1981, 1987). For the analysis, we define the following categories: prototypical compositional structure, marks of refuse and effects of sense. We apply a prototypical model, organized from the studies of Moeschler (1982) and Moeschler and Spengler (1982), with elements linkers and ratifiers of refutation. We also identify oppositional marks and voices that emerge from refutative strategies to analyze the effects of sense of such voices through linguistic polyphony (DUCROT, 1987). The results confirm the assertion/refuse/justification structure, but they also point to a configuration with elements that show solidarity in a constant exercise of chaining and ratifying of the refutation. Denial of prior assertion manifests itself from the combination of different linguistic forms, however, marks that result in concessive strategies are more frequently used. The polyphonic analysis of the effects of sense allows the identification of the enunciators placed on the scene by the speaker, as well as the positioning of the speaker in front of these enunciators.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31946
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