Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31898
Title in Portuguese: A utilização de objetos de aprendizagem como suporte ao ensino de circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio
Author: Silva, Francisco Remígio da
Advisor(s): Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Keywords: Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Circuitos elétricos
Objetos de aprendizagem
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, F. R. A utilização de objetos de aprendizagem como suporte ao ensino de circuitos elétricos no 3º ano do ensino médio. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012.
Abstract in Portuguese: A partir da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1982), será fundamentada a importância do uso do Objeto de Aprendizagem (OA), Kit de Construção de Circuitos (DC), em uma escola da rede estadual de ensino numa turma de 3º Ano. O OA faz parte de uma série de objetos de aprendizagens disponíveis no site do Phet Simulations. Foram elaborados questionários designados pré-testes e pós-testes, a fim de constatar a eficácia do OA antes e depois de sua aplicação. Inicialmente realizou-se uma leitura e pesquisa, buscando o aprofundamento e as bases de sustentação teórica para defender o uso do objeto. A partir daí parte a ação, onde foi colocado em prática o uso do OA e constatado sua eficácia no processo de ensino. Os resultados nos permitem inferir que o uso dos objetos de aprendizagem proporcionam um ensino baseado na construção e reconstrução de conhecimentos, sempre enraizados em experiências já existentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31898
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_frsilva.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.