Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895
Title in Portuguese: O uso de prática experimentais em Física como auxílio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio
Author: Santos Filho, Valdenir Teixeira dos
Advisor(s): Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Keywords: Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Aprendizagem significativa
Física - Experiências
Eletricidade
Issue Date: 2013
Citation: SANTOS FILHO, V. T. O uso de práticas experimentais em Física como auxilio no processo de ensino e aprendizagem para o 2º ano do ensino médio. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Camocim, 2013.
Abstract in Portuguese: A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, será fundamentada a importância do uso de atividades experimentais como auxílio no processo de ensino e aprendizagem em Física para alunos do 2° ano do ensino médio. Foi proposto inicialmente a aplicação de um pré-teste, após uma aula teórica sobre assuntos básicos de eletricidade, com o objetivo de aferir os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do assunto. Após determinarmos esses conhecimentos, propusemos uma atividade experimental com o mesmo assunto visto na aula teórica, porém, repassado de uma maneira diferente, ou seja, procuramos propor estratégias de ensino que julgamos serem potencialmente significativas para o aluno, através desta atividade experimental. Posteriormente, foi aplicado um pós-teste no mesmo nível de dificuldade do pré-teste, para podermos comparar, através dos percentuais de acertos, se realmente as atividades experimentais se mostram como um elemento facilitador do ensino. O público alvo foram alunos de uma turma de 2° ano do ensino médio do colégio Sant‟Ana, localizado na cidade de Sobral - Ceará. Os resultados estarão explícitos durante todo esse documento em forma de gráficos e tabelas, como também amostragens das respostas dos alunos, nos questionários.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31895
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_vtsantosfilho.pdf1,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.