Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31852
Title in Portuguese: O uso do automóvel no ensino dos tópicos de Física do ensino médio
Author: Oliveira, Edigleudo Freitas de
Advisor(s): Campos Filho, Múcio Costa
Keywords: Física - Estudo e ensino
Física (Ensino médio)
Contextualização do conteúdo
Automóvel
Motivação na educação
Issue Date: 2012
Citation: OLIVEIRA, E. F. O uso do automóvel no ensino dos tópicos de Física do ensino médio. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Barbalha, 2012.
Abstract in Portuguese: A questão motivacional e a necessidade de ensino de física utilizando algo que esteja no cotidiano do aluno é a temática deste trabalho. A Física é tida com uma disciplina difícil de ser entendida, bem como taxada por alguns de não ter utilidade prática. Visa-se então, contrariamente a esses pensamentos, mostrar que esta ciência é repleta de exemplos práticos e, se bem orientada pelo professor, poderá tornar-se algo motivador para o estudante. Para isso, este trabalho examinará a aplicabilidade da física no automóvel, tecnologia moderna que é presente no cotidiano do aluno, podendo este interagir facilmente com o objeto. Discorrerá sobre a importância da motivação do estudante em aprender física, bem como a necessidade de exemplificar esta ciência com objetos do dia-a-dia do aluno. Utilizar-se-á metodologias de pesquisa em campo e bibliográfica, tanto em mídias impressas como digitais. Utilizaremos estudos de autores em questões motivacionais, como Piaget e Vygotsky, e trabalhos de consagrados físicos brasileiros e norte-americanos, como Marcelo Gleiser e Paul Hewitt. Aplica-se também técnica de coleta de dados através de questionários a serem respondidos por estudantes de física do nível secundário de ensino. Como atividade prática, observaremos o comportamento do aluno em sala de aula ao utilizar um macaco hidráulico, equipamento de uso obrigatório no veículo automotor. Finalmente, o trabalho concluirá que o professor, ao motivar sua aula utilizando ferramentas presentes no dia-a-dia dos alunos, tornará o aprendizado em física mais agradável e de melhor compreensão.
Abstract: The question motivational and the need for teaching physics using something that is in everyday of the student it is the theme of this work. The Physics is taken as a difficult discipline to be understood, as well as rated for some of not have practical utility. Aims then, contrary to these thoughts, show that this science is full of practical examples and, if well oriented by professor, will can become something motivator for the student. For that, this work will examine the applicability of physics in the automobile, modern technology that is present in the everyday life of the student, may being this interact easily with the object. Will discourse on the importance of motivation of the student in learning physics, as well as the need of exemplify this science with objects of day-to-day of the student. Will be use the research methodologies in field and bibliographic, both in printed media how digital. We will use studies of authors in motivational issues, as Piaget and Vygotsky, and works of consecrated physical brazilians and americans, as Marcelo Gleiser and Paul Hewitt. It also applies technique the collection data through questionnaires to be answered by students of physics of secondary level of education. As practical activity, we will observe the behavior of the student in the classroom to use a hydraulic jack, equipment of use obligatory in automotive vehicle. Finally, the work will conclude that the professor, to motivate his classroom using tools present in day-to-day of the students, will make the learning in physics more agreeable and better understanding.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31852
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_efoliveira.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.