Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31845
Title in Portuguese: Uma análise multivariada da aprendizagem em cursos semipresenciais: um estudo de caso da avaliação em fóruns de Física em um ambiente virtual de aprendizagem
Author: Santos, Francisco Jose dos
Advisor(s): Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Keywords: Física - Estudo e ensino
Ensino à distância
Avaliação da aprendizagem
Análise multivariada
Issue Date: 2010
Citation: SANTOS, F. J. Uma análise multivariada da aprendizagem em cursos semipresenciais: um estudo de caso da avaliação em fóruns de Física em um ambiente virtual de aprendizagem. 2010. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Abstract in Portuguese: Analisa fóruns de ensino de física, disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para através de suas componentes descobrir que tipo de conteúdo teve mais influência na nota final do aluno, utilizando como subsídio a Análise da Componente Principal (PCA). Para a elaboração deste de estudo foram selecionados 7 (sete) Fóruns da disciplina de Física Introdutória I do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará. Para o estudo utilizamos como amostra a participação de 128 alunos distribuídos nos 12 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará. Do total da amostra coletamos 896 notas de fóruns validadas através de um critério específico que serviram de dados para a realização da análise. Os resultados obtidos enfatizam que a análise de componentes principais se mostrou uma ferramenta apropriada para o estudo dos parâmetros de avaliação no estudo de caso realizado, pois explicitou quais as variáveis dependentes que mais influenciaram a média final dos fóruns.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31845
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_tcc_fjsantos.pdf820,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.