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Title in Portuguese: Como se expressam as etsus na política de formação técnica em saúde do ceará ?
Title: How are etsus expressed in the policy of technical training in health in Ceará?
Author: Gomes, Diogenes Farias
Advisor(s): Dias, Maria Socorro de Araújo
Co-advisor(s): Ceccim, Ricardo Burg
Feijão, José Reginaldo Parente
Keywords: Formação Técnica em Saúde
Escolas para Profissionais da Saúde
Escolas Técnicas do SUS
Políticas Públicas
Políticas Educacionais
Issue Date: 9-Mar-2018
Citation: GOMES, D.F. (2018)
Abstract in Portuguese: Temos nesta dissertação o desafio de compreender a formação técnica em saúde enquanto política pública. Do seu processo histórico entendemos que a formação técnica se faz algo constantemente questionado, oscilando entre os diversos desejos políticos na formação de profissionais, recursos humanos, para o desenvolvimento estratégico e econômico do País. Entendendo a formação de pessoal técnico em saúde como um exercício político educacional, e por encarar o compromisso do SUS com a formação de recursos humanos, ousamos analisar como as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) estão inseridas no que entendemos como política de formação técnica em saúde do estado do Ceará. Para o alcance deste objetivo traçamos uma análise pautada sobre o referencial do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, do qual adotamos os contextos de influência, textos e da prática como pressupostos teórico-analíticos diante do objeto de estudo. Traçamos nosso próprio percurso metodológico, onde tivemos como espaços para investigação: no contexto de influências, os fatos histórico-políticos, identificados em documentos disponíveis na literatura científica e meios confiáveis de veiculação de notícias; no contexto de texto, os documentos normativos (Leis, Resoluções, Portarias, Decretos e Pareceres) disponíveis no sítio eletrônico oficial do Governo do Estado do Ceará; e no contexto da prática, os projetos pedagógicos e entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos/ensino das ETSUS. Tivemos como cenário as ETSUS situadas na capital, região norte e sul do Ceará. O estudo ocorreu entre os anos de 2017 e 2018, tendo sido aprovada sua realização por um comitê de ética. Como resultados identificamos que a mercantilização do exercício profissional técnico é um elemento influente e constante no seu percurso histórico, repercutindo no realinhamento das suas concepções educacionais e dos interesses sobre o processo educacional, que oscila com tencionamentos das ETSUS sobre uma formação libertária e emancipatória. Nos documentos normativos conseguimos compreender que essa política possui dois direcionamentos, um voltado às EEEP e outro para as ETSUS, o que seria, respectivamente, as jurisprudências dos setores da educação e da saúde. Diante dos projetos pedagógicos verificamos que as concepções da educação das ETSUS se modelam sobre os pressupostos freirianos e da educação permanente, no entanto, preservando características escolanovistas. E nas entrevistas enxergamos, dentre outras evidências, os desafios para a efetivação da política, que ocorrem diante de uma incompreensão sobre as concepções educacionais que propõe, o financiamento das suas atividades e a pouca visibilidade do seu fazer em determinados momentos da tomada de decisão política. Por fim, compreendemos que a análise realizada neste estudo permitiu entender que as ETSUS possuem um espaço significativo diante da política no que condiz a sua trajetória na formação de trabalhadores para o SUS, no entanto, tem sido afetada pelo contexto político e econômico nacional que tem reverberado na intepretação de que estas escolas, assim como a formação profissional em saúde ao todo, não constituem, neste momento, um espaço estratégico desenvolvimentista, sendo afetada por regimes de corte nos investimentos e na incompreensão sobre o SUS.
Abstract: In this dissertation we have the challenge of understanding technical training in health as a public policy. From its historical process we understand that technical training is constantly being questioned, oscillating between the diverse political desires in the formation of professionals, human resources, for the strategic and economic development of the Country. Understanding the training of technical personnel in health as a political exercise educational, and considering the commitment of the SUS with the training of human resources, we dare to analyze how the Technical Schools of SUS (TSSUS) are inserted in what we understand as a policy of technical training in health in the state of Ceará. In order to achieve this goal, we draw up a structured analysis of the framework of Stephen Ball's Policy Cycle, from which we adopt contexts of influence, texts and practice as theoretical-analytical assumptions regarding the object of study. We traced our own methodological path, where we had as spaces for research: in the context of influences, the historical-political facts, identified in documents available in the scientific literature and reliable means of disseminating news; in the context of the text, the normative documents (Laws, Resolutions, Ordinances, Decrees and Opinions) available on the official website of the Government of the State of Ceará; and in the context of the practice, the political-pedagogical projects and interviews with directors and pedagogical coordinators / teaching of the TSSUS. We had as scenario the TSSUS located in the capital, region north and south of Ceará. The study took place between 2017 and 2018, and was approved by an ethics committee. As a result, we identify that the commercialization of technical professional practice is an influential and constant element in its historical course, impacting on the realignment of its educational conceptions and interests on the educational process, which oscillates with TSSUS tendencies on libertarian and emancipatory formation. In the normative documents we can understand that this policy has two directives, one oriented to the School of Professional Education (SPE) and another to the TSSUS, which would be, respectively, the jurisprudence of the sectors of education and health. In view of the political-pedagogical projects, we have verified that the conceptions of education of the TSSUS are modeled on the Freirean presuppositions and of the permanent education, nevertheless, preserving Escolanovista characteristics. And in the interviews we see, among other evidences, the challenges for the effectiveness of the policy, which occur in the face of a misunderstanding of the educational conceptions that it proposes, the financing of its activities and the little visibility of its doing at certain moments of political decision making . Finally, we understand that the analysis carried out in this study allowed us to understand that the TSSUS has a significant space in front of politics, in line with its trajectory in the formation of workers for the SUS, however, it has been affected by the national political and economic context that has reverberated in the interpretation that these schools, as well as the professional formation in health in the whole, do not constitute, at the moment, a strategic developmental space, being affected by systems of cut in the investments and the incomprehension on SUS.
Description: GOMES, D.F. Como se expressam as etsus na política de formação técnica em saúde do ceará ?. 2018. 210 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31798
Appears in Collections:PPGSF - Dissertações defendidas na UFC

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