Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31775
Title in Portuguese: O ensino de Ciências em espaços de divulgação científica: um estudo de caso da compreensão de conceitos de Ciências em uma perspectiva construtivista
Author: Evangelista, Átilla Mendes
Advisor(s): Paula, Ricardo Normando Ferreira de
Keywords: Ciências - Estudo e ensino
Construtivismo
Educação científica
Salas de Ciências
Issue Date: 2011
Citation: EVANGELISTA, A. M. O ensino de Ciências em espaços de divulgação científica: um estudo de caso da compreensão de conceitos de Ciências em uma perspectiva construtivista. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Abstract in Portuguese: Ampliar os níveis de informação científica da população é de fundamental importância para mudar a atual realidade vista em diversos segmentos de nossa sociedade e principalmente no âmbito acadêmico. Os espaços de divulgação científica tais como museus e salas de ciências são propostos como ambientes estratégicos potencialmente facilitadores da aprendizagem científica. O presente trabalho de pesquisa investiga a compreensão de conceitos de ciências em espaços de divulgação que utiliza a abordagem construtivista para mediar às informações. Como instrumento de coleta de dados, foi proposto um questionário aos visitantes de uma Sala de Ciência que serviu de base para alcançar os objetivos desse trabalho, assim, obteve-se dados sobre a compreensão dos visitantes após a visita e uma resposta sobre o grau eficiência educativa da abordagem construtivista. Os resultados apontam que, a abordagem proposta, contribuiu e favoreceu a compreensão de conceitos de ciências.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31775
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_amevangelista.pdf904,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.