Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31669
Tipo: TCC
Título: Uma proposta de abordagem experimental no ensino de óptica para o ensino médio
Autor(es): Rocha, Lucas Silveira
Orientador: Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Palavras-chave: Física experimental;Óptica física;Experimentos de baixo custo;Aprendizagem significativa;Física (Ensino Médio)
Data do documento: 2017
Citação: ROCHA, L. S. Uma proposta de abordagem experimental no ensino de óptica para o ensino médio. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O conteúdo de Física nas escolas é, muitas vezes, apresentado apenas de forma expositiva, onde o professor expõe a teoria e as equações de um determinado conteúdo, e os alunos recebem aquela informação, mas podem não entendê-la por falta da visualização da parte prática, ou pela falta de interesse no conteúdo, pois muitos alunos têm uma visão de que a Física é uma disciplina distante do cotidiano vivido por eles. Este trabalho tem como objetivo trazer experimentos na área de ótica para suprir essa necessidade da parte prática dentro das escolas e mostrar o quão próximo o conteúdo de Física, sobretudo na parte de Óptica, faz parte do dia-a-dia e é muito importante obter esses conhecimentos, além de estimular os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem, para que o conhecimento adquirido seja duradouro, e não apenas uma memorização momentânea. No entanto, vale lembrar que muitas escolas não têm recursos para manter um laboratório de ciências, logo os experimentos apresentados neste trabalho possuem baixo custo para a sua montagem, sendo assim possível que professores e alunos possam fazê-los sem dificuldades.
Abstract: The content of physics in schools is often presented only in an expositive way, where the teacher exposes the theory and the equations of a given content, and the students receive that information, but may not understand it for lack of visualization of the part Practice, or lack of interest in content, since many students have a view that physics is a discipline far from the daily life experienced by them. This work aims to bring experiments in the area of optics to meet this need of the practical part within schools and show how close the content of Physics, especially in the part of Optics, is part of everyday life and it is very important to obtain And stimulate students to participate actively in the learning process, so that the knowledge acquired is lasting, not just momentary memorization. However, it is worth remembering that many schools do not have the resources to maintain a science laboratory, so the experiments presented in this work have a low cost for their assembly, so it is possible that teachers and students can do them without difficulties.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31669
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_lsrocha.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.