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Tipo: Dissertação
Título: Implantação da política nacional de educação permanente em saúde no Estado do Ceará: um estudo de avaliabilidade
Título em inglês: Implantation of the national policy of permanent education in health in the state of Ceará: an evaluation study
Autor(es): Costa, Andréa Albuquerque
Orientador: Chagas, Maristela Inês Osawa
Palavras-chave: Avaliação em saúde;Políticas públicas;Sistema de saúde
Data do documento: 2013
Citação: COSTA, A.A. (2013)
Resumo: Trata-se de um Estudo de Avaliabilidade da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), tendo como unidade de análise as três macrorregiões de saúde do Estado do Ceará considerando os anos de 2007 a 2011. Foram realizadas análise documental e dos formulários aplicados às secretárias executivas e membros das Comissões de Integração Ensino Serviço (CIES). No contexto destes componentes foram examinadas as seguintes dimensões: estrutura e funcionamento das CIES do Ceará; implementação de ações de educação permanente para cada uma das três macrorregiões do Ceará; análise das ações de EPS previstas para o período de 2007 a 2011. Dentre os resultados destaca-se a elaboração do modelo lógico, situação da implementação das ações da PNEPS por macrorregião e matriz de análise e julgamento com critérios, indicadores e padrões e as fontes de verificação. A descrição da implantação possibilitou discussão sobre conceito, princípios, diretrizes e ações realizadas em cada macrorregião. A PNEPS é uma intervenção passível de avaliação, pois foi possível explicitar sua plausibilidade, mas se faz indispensável o registro e monitoramento das ações por cada instância macrorregional. Esse procedimento permitiu perceber nas macrorregionais os distintos estágios da implementação das diretrizes estabelecidas pela Portaria 1996/07. O estudo de avaliabilidade ou pré-avaliação mostrou-se apropriado com maior entendimento dos envolvidos, melhor definição dos objetivos e metas e indicando áreas prioritárias para futuras avaliações
Abstract: This study presents the resu lts of a pre-evaluation on the National Policy on Continuing Education for Health (PNEPS). This evaluability assessment study has as its analytical core the three health macro-regions in the State of Ceará, covering the years from 2007 to 2011. Analysis of documents and research forms applied to executive secretaries and members of the Teaching-Service and Integration Commissions (CIES) was performed. In the context, the following dimensions were examined: structure and functioning of CIES Ceará; implementing actions of continuing education for each of the three geographical regions of Ceará; analysis of shares Permanent Education in Health provided for the period 2007 to 2011. Among the results, the development of the logic model; actions taken by the PNEPS for the macro-regions; analysis and judgement matrices with criteria, indicators, standards, and verification sources are the highlights. The descriptions prompted a discussion about concepts, principles, guidelines and actions taken in each macro-region. The PNEPS is liable to assessment, for it was possible to explain its plausibility, but it is mandatory to document and monitor its actions for each macroregion. This procedure allowed to determine different stages of implementing the guidelines established by the Decree 1.996/07 in each macro-region. The evaluability assessment and its pre-evaluation proved to be appropriate, adding to a better understanding of those involved in the process, to a better definition of goals and objectives and to indicate priority areas on future evaluations
Descrição: COSTA. A. A. Implantação da política nacional de educação permanente em saúde no Estado do Ceará: um estudo de avaliabilidade. 2013. 194 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31562
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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