Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31446
Title in Portuguese: Uma proposta de ensino de ótica com material de baixo custo: a interferência da luz com o Espelho de Lloyd
Author: Rodrigues Júnior, William Saraiva
Advisor(s): Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords: Ensino de Física
Óptica física
Espelho de Lloyd
Interferência (luz)
Física - Experiências
Issue Date: 2017
Citation: RODRIGUES JÚNIOR, W. S. Uma proposta de ensino de ótica com material de baixo custo: a interferência da luz com o Espelho de Lloyd. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Portuguese: A Educação no Brasil sempre esteve inserida num ambiente repleto de mudanças, sejam econômicas, sociais ou culturas, onde reformulações e mudanças até hoje precisam serem realizadas para que a mesma seja aperfeiçoada. O Ensino de Física é um dos segmentos da educação que pode, e precisa ser melhorado, como alternativa que possibilite uma mudança no modelo tecnicista e repetitivo ainda presente no ensino de física temos como ferramenta a utilização de experimentos de baixo custo, que visa contextualizar e motivar os estudantes na compreensão daquele assunto. A proposta apresentada é a de um experimento relacionado a ótica física, área pouco trabalhado no ensino médio, onde será feito uma apresentação teórica e experimental que possibilite aos professores apresentar uma explicação adequada para a interferência luminosa e que os capacite a reproduzirem em sala de aula utilizando materiais de baixo custo o experimento realizado por Lloyd, onde é possível a observação da interferência luminosa, assim como temos no experimento realizado por Young.
Abstract: The Education in Brazil has always been inserted in an environment full of change economic, social or cultural where reformulations and changes until today must be realized for it to be perfected. The teaching of physics is one of the segments of education that can, and needs to be improved, as an alternative that allows a change in the technical and repetitive model still present in physics teaching we have as a tool the use of low cost experiments, which aims to contextualize and motivate students in understanding that subject. The proposal presented is that of an experiment related to physical optics, a little worked area in high school, where a theoretical and experimental presentation will be made to enable teachers to present an adequate explanation for light interference and to enable them to reproduce in the classroom using low cost materials the experiment performed by Lloyd, where it is possible to observe the light interference, as we have in the experiment performed by Young.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31446
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_wsrodriguesjunior.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.