Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31438
Tipo: TCC
Título: Plano de aula de termologia e calorimetria com abordagem investigativa e multissensorial voltada para alunos com TDAH
Autor(es): Guerra, Darlan Lima
Orientador: Coelho, Afrânio de Araújo
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);Ensino investigativo;Ensino de Física;Plano de aula;Déficit de atenção
Data do documento: 2017
Citação: GUERRA, D. L. Plano de aula de termologia e calorimetria com abordagem investigativa e multissensorial voltada para alunos com TDAH. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Com o intuito de agregar um conhecimento didático aos profissionais do ensino de física e melhorar a prática pedagógica de nossos professores, este trabalho buscou mostrar um problema comum nas escolas brasileiras, que são os estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Através da síntese de vários autores sobre o Ensino por Investigação e TDAH, tive por objetivo apresentar dois planos de aula de termologia com uma abordagem investigativa e multissensorial, com o intuito dos docentes terem uma base para saber lidar melhor com os alunos com essa condição. Os planos de aula foram aplicados em uma turma de 1º ano em uma escola particular de Fortaleza, Ceará. Com a realização das aulas formuladas no presente trabalho de término de curso, tendo o aporte teórico e metodológico dos autores apontados, foi percebida uma melhora no entrosamento dos alunos e uma maior participação dos mesmos durante a realização dos experimentos apresentados.
Abstract: In order to aggregate a didactic knowledge to the professionals of the physics teaching and improve the pedagogical practice of our teachers, our work pursued to show a common problem at the Brazilian schools: the students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). By means of the synthesis of many authors about the Research Teaching and ADHD, my aim was to present two class plans of thermology with a investigative and multisensory approach, in order to the teachers have a base to know how to better deal with the students with this condition. The class plans were applied in a 1st year class at a private school in Fortaleza, Ceará. With the realization of the classes planned in the this course completion work, having the theoretical and methodological contribution of the mentioned authors, it was noticed an enhancement of the students and a greater participation from them during the realization of the presented experiments.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31438
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_dlguerra.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.