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dc.contributor.authorCarvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de-
dc.date.accessioned2018-04-25T14:40:29Z-
dc.date.available2018-04-25T14:40:29Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationCARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Patativa do Assaré: natureza e cultura. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, ano 1, n. 2, p. 129-132, 1999.pt_BR
dc.identifier.issn1517-7874-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31435-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Lingüísticos do Nordeste)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatativa, do Assaré, 1909-2002 - Crítica e Interpretaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectNatureza e culturapt_BR
dc.titlePatativa do Assaré: natureza e culturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA conceituação clássica da antropologia estabelece uma dicotomia entre natureza e cultura, o primado do que está posto e a intervenção humana, o campo do acaso e da ordem, o espaço da liberdade e da invenção. Essa dualidade de níveis pressupõe um corte metodológico que não necessariamente se perfaz nas práticas cotidianas, em que a oposição perde parte de sua contundência, de rigidez de limites para cair no terreno das fronteiras que se dilatam, dos campos que se interpenetram. Em Antonio Gonçalves da Silva, natureza não é apenas um jardim ou a ordem do que está ao nosso redor e onde nos inserimos. Neste sentido, seu discurso é ecológico "avant Ia lettre", ao propor a fusão do homem com a natureza, a integração de duas ordens que poderiam parecer complementares e que, em sua poética, se soldam na constituição de uma liga. [...]pt_BR
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