Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31403
Título: Erro gramatical ou preconceito linguístico?
Autor(es): Monteiro, José Lemos
Palavras-chave: Erro gramatical
Preconceito linguístico
Gramática prescritiva
Gramática normativa
Data do documento: 1999
Editor: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Lingüísticos do Nordeste)
Citação: Monteiro, J. L. (1999)
Resumo: A ideia de que existem formas linguísticas corretas e, logicamente, formas erradas parece ser tão antiga quanto as primeiras reflexões sobre a linguagem humana. Tal ideia constitui a razão de ser de um tipo de gramática, denominada de prescritiva ou normativa, que privilegia o uso escrito da língua e condena as construções não abonadas pelos grandes escritores do passado. O conceito de erro para essa concepção gramatical deixa de levar em conta vários fatores, entre os quais se evidenciam os seguintes: a) o uso oral é intrinsecamente distinto do escrito, desde que ninguém fala como escreve ou vice-versa; b) cada uso, oral ou escrito, é influenciado pela situação comunicativa; c) a norma literária representa apenas uma das possíveis formas de realização do sistema linguístico; d) uma vez que as variações e mudanças são inerentes à língua, a própria norma literária está longe de ser homogênea. [...]
Descrição: MONTEIRO, José Lemos. Erro gramatical ou preconceito linguístico? Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, ano 1, n. 2, p. 32-33, 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31403
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: 1517-7874
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_jlmonteiro.pdf30,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.