Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31378
Title in Portuguese: Controles internos na gestão das pequenas empresas, um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte, revendedora de equipamentos de proteção individual e coletiva, localizada em Navegantes, no estado de Santa Catarina
Author: Martins, Rosemary Maréco
Advisor(s): Garcia, Editinete Andre da Rocha
Co-advisor(s): Araújo, Paolo Giuseppe Lima de
Keywords: Micro e pequenas empresas - Santa Catarina
Auditoria interna
Issue Date: 2013
Citation: MARTINS, Rosemary Maréco. Controles internos na gestão das pequenas empresas, um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte, revendedora de equipamentos de proteção individual e coletiva, localizada em Navegantes, no estado de Santa Catarina. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar de que maneira o uso de controles internos pode auxiliar na gestão de pequenas empresas. Para sua realização, foi efetuado um estudo de caso em uma revendedora de equipamentos de proteção individual, localizada no estado de Santa Catarina, procurando levantar informações sobre as dificuldades na implementação e consequências do uso de controles internos, além de desvendar quais controles foram escolhidos para aplicação e como estes afetaram as tomadas de decisão. Este trabalho apresenta uma breve apresentação da importância econômica de pequenas empresas no Brasil e aponta suas dificuldades, além de definir o conceito de controles internos e como estes se relacionam no ambiente empresarial. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e o método de pesquisa aplicado foi um estudo de caso. A conclusão da pesquisa indica que a aplicação de controles internos permitiu uma administração de cunho mais científico, pois controles internos permitem a obtenção de dados e fatos que auxiliam para melhorias operacionais e gerenciais em toda a empresa. Uma maior segurança no momento da tomada de decisão foi uma consequência percebida, levando a resultados mais substanciais e expressivos na redução de retrabalhos, aumento de faturamento, correção em erros de estocagem, delegação de responsabilidades, entre outras conquistas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31378
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_rmmartins.pdf291,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.