Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31376
Title in Portuguese: Análise financeira municipal: estudo de caso no município de Fortaleza, de 2009 a 2012, a partir dos demonstrativos financeiros disponibilizados pelo FINBRA e pela SEFIN de Fortaleza
Author: Oliveira, Phelipe Silveira de
Advisor(s): Coelho, Nirleide Saraiva
Co-advisor(s): Andrade, Joyce Arrais de Araújo
Keywords: Análise de balanço
Administração pública - Ceará
Finanças públicas - Ceará
Issue Date: 2013
Citation: OLIVEIRA, Phelipe Silveira de. Análise financeira municipal: estudo de caso no município de Fortaleza, de 2009 a 2012, a partir dos demonstrativos financeiros disponibilizados pelo FINBRA e pela SEFIN de Fortaleza. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Atualmente, percebe-se uma tendência de aperfeiçoamento da gestão administrativa, e por consequência, da gestão financeira dos entes públicos, provocada pela mudança da legislação, pressão popular e necessidade de aproxi mação da contabilidade pública brasileira com a internacional. Tendo em vista essa nova realidade, desenvolveu-se um trabalho que tem como objetivo geral analisar a situação financeira do Município de Fortaleza, no período de 2009 a 2012, a partir dos demonstrativos financeiros disponibilizados pelo Tesouro Nacional através do Sistema Finanças do Brasil (FINBRA) e pelas infor mações apresentadas nos Balanços Gerais dos anos em análise, publicados pela Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza. Classifica-se a pesquisa quanto aos objetivos como descritiva, sendo feito um estudo de caso, utilizando a pesquisa bibliográfica e a documental como procedi mentos, a partir de uma abordagem qualitativa dos dados. Na análise realizada, constata-se uma melhora da situação financeira de Fortaleza no período , principal mente em 2012, que foi beneficiada pelo aumento da liquidez, destacando-se a de curto prazo, melhora dos índices de endividamento, aumento da eficiência de gestão dos ativos, especial mente os de longo prazo, e pela evolução do superávit patrimonial, melhorando a retorno do capital próprio e do ativo total.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31376
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_psoliveira.pdf398,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.