Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31375
Title in Portuguese: Análise do grau de evidenciação de derivativos das companhias participantes da carteira do IBRX-50 da BM&FBOVESPA
Author: Gurgel, Samia Muniz
Advisor(s): Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Keywords: Derivativos (Finanças)
Análise de balanço
Issue Date: 2013
Citation: GURGEL, Samia Muniz. Análise do grau de evidenciação de derivativos das companhias participantes da carteira do IBRX-50 da BM&FBOVESPA. 2013. 22 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Em um cenário de globalização da economia, a necessidade de comercialização com outros países e de proteção de variações de preços e câmbio tem feito com que cada vez mais empresas utilizem instrumentos financeiros derivativos. O trabalho tem o propósito de analisar a evidenciação de derivativos nas demonstrações contábeis das companhias de capital aberto que compõem o índice IBRX-50 da BM&FBovespa em relação aos requerimentos do Pronunciamento Técnico CPC 40. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva conduzida por meio de análise documental e de conteúdo das notas explicativas das companhias analisadas referentes ao ano de 2012. A amostra da pesquisa corresponde as 18 empresas com maior participação na composição do índice IBrX-50. Em linhas gerais, os resultados demonstram que o percentual médio de evidenciação de derivativos pelas empresa é de 66,96% das informações, houve melhora no nível de evidenciação entre os períodos analisados e que nenhuma das empresas apresentou todos os itens de divulgação requeridos, assim como apenas um dos 14 itens foi apresentado de modo completo por todas as companhias.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31375
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_smgurgel.pdf270,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.