Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31373
Tipo: TCC
Título: O Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) como instrumentos de planejamento tributário em instituição de ensino superior: caso prático da entidade ABC
Autor(es): Freitas, Marcelo Reis de
Orientador: Alencar, Roberta Carvalho de
Palavras-chave: Planejamento tributário;Incentivo FiscaL
Data do documento: 2013
Citação: FREITAS, Marcelo Reis de. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) como instrumentos de planejamento tributário em instituição de ensino superior: caso prático da entidade ABC. 2013. 15 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo explicitar a legislação aplicável e aplica-la no cálculo dos tributos de uma instituição de ensino superior, considerando os impactos de redução de tributos proporcionados pelo Programa Universidade para Todos – PROUNI e Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, demonstrando a economia de tributos obtida. Os cálculos foram feitos a partir dos saldos contábeis de uma Instituição de Ensino Superior sediada em Fortaleza-CE, cujo nome foi omitido, adotando-se o nome fictício de Empresa ABC. Para preservação do sigilo da entidade, as informações qualitativas foram omitidas e as quantitativas foram modificadas através de um fator de multiplicação que também não será divulgado. Aplicando-se as regras estabelecidas pela legislação tributária aos números da empresa em estudo, observou-se que a utilização dos dois incentivos levou a uma economia tributária de 3,35% da receita líquida total da IES, contudo, ao analisar o lucro líquido gerado com Prouni e Sem Prouni, percebe-se que a quantidade de bolsas ofertadas pela IES torna o incentivo prejudicial para seu resultado, uma vez que a quantidade de bolsas ofertadas é maior que a quantidade de imposto isento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31373
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_mrfreitas.pdf133,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.