Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31370
Title in Portuguese: Formação de preço de venda : um estudo de caso em empresa de máquinas pesadas
Author: Melo, Lucas Xavier de
Advisor(s): Ponte, Vera Maria Rodrigues
Keywords: Preços - determinação
Custos
Issue Date: 2013
Citation: MELO, Lucas Xavier de. Formação de preço de venda: um estudo de caso em empresa de máquinas pesadas. 2013. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Este estudo teve como objetivo investigar a metodologia de formação de preço de venda adotada pelas empresas comerciais de máquinas pesadas. A pesquisa pode ser classificada como exploratória e qualitativa e desenvolveu-se sob o formato de estudo de caso, que foi realizado na Sotreq S/A. Os dados da pesquisa foram coletados mediante pesquisa bibliográfica na literatura existente sobre o tema, pesquisa documental em arquivos da empresa e por meio de entrevistas com gestores da Sotreq. Deve ser considerada ainda a observação ativa intensiva dentro da empresa. Os resultados apontam que a empresa utiliza o markup como metodologia de formação de preço de venda e possui um rigoroso controle e gerenciamento das informações necessárias para compor o seu preço. Além disso, a empresa monitora seu percentual de participação em vendas perante o mercado, suas vendas perdidas por não atingir preço competitivo e o preço que está sendo praticado pelas empresas concorrentes. Todas essas informações são levadas em consideração para tomada de decisões que visem maximizar o lucro.
Abstract: This study aimed to investigate the methodology used to build the sale price adopted by commercial enterprises of heavy machines. The research can be classified as exploratory and qualitative and developed under the form of a case study, which was conducted in Sotreq S/A. The research data were collected through a literature search on existing literature on the subject, documentary research in company files and through interviews with Sotreq managers. Should still be considered intensive participant observation within the company . The results indicate that the company uses the mark up as a method of formation of the selling price and has a strict control and management of information required to select their price. Moreover, the company checks its stake in sales towards the market, its lost sales by not reach a competitive price and the price that is being practiced by competing companies. All this information is considered for making decisions that aim maxime the profit.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31370
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_lxmelo.pdf339,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.