Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31362
Tipo: TCC
Título: Análise das receitas tributárias e de transferências correntes dos municípios com mais de 100 mil habitantes do estado do Ceará durante o período de 2008 a 2012
Autor(es): Cavalcante Neto, José Maciel
Orientador: Coelho, Nirleide Saraiva
Palavras-chave: Orçamento;Renda pública - Ceará
Data do documento: 2013
Citação: CAVALCANTE NETO, José Maciel. Análise das receitas tributárias e de transferências correntes dos municípios com mais de 100 mil habitantes do estado do Ceará durante o período de 2008 a 2012. 2013. 23 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O Município, como ente federativo, atende às necessidades da população através de métodos de captação de receitas, ingressos de caráter não devol utivo auferidos pel o poder público. As receitas orçamentárias podem ser classificadas quanto à categoria econômi ca em correntes ou de capital. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento das receitas tributárias e de transferências correntes arrecadadas em relação ao total da receita orçamentária e às variações das rubricas no período de 2008 a 2012 nos municípios cearenses com mais de 100 mil habitantes. Foram analisadas as infor mações sobre receitas previstas e realizadas dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapi poca e Maranguape. A metodologia utilizada na pesquisa quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva, quanto aos procedi mentos utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e a análise dos dados obtidos foi realizada através de indicadores que deter mi nam o comportamento das rubricas em relação ao total. Os resultados demonstraram que os municípios cearenses ainda continuam bastante dependentes das receitas ori undas de outros entes da federação para financiar suas despesas, apesar do aumento na arrecadação própria.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31362
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_jmcavalcanteneto.pdf421,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.