Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31350
Tipo: TCC
Título: Influência das novas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público na atividade profissional contábil: estudo na Secretaria de Finanças do município de Fortaleza/CE
Autor(es): Vasconcelos, Guilherme Sales
Orientador: Andrade, Joyce Arrais de Araújo
Palavras-chave: Contadores;Contabilidade pública;Capacitação Profissional
Data do documento: 2013
Citação: VASCONCELOS, Guilherme Sales. Influência das novas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público na atividade profissional contábil: estudo na Secretaria de Finanças do município de Fortaleza/CE. 2013. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)-Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Com a aprovação em 2008, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), das Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), a Contabilidade Pública vem passando por um processo de mudança em seus conceitos e em suas operacionalizações. O presente estudo propôs-se a verificar as dificuldades que estão sendo encontradas pelos contadores que atuam no setor público no processo de adaptação às NBCASP. Mais especificamente, foi realizado um estudo de caso na Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (Sefin/FOR), com o intuito de se identificar, na prática, como está acontecendo o processo de mudança nesse órgão. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário com oito contadores desse órgão e de uma entrevista com a diretora responsável pela implementação dessas novas regras na SEFIN. Os resultados demonstraram que a principal dificuldade verificada encontra-se no manuseio do Sistema de Execução Orçamentária do Município (SIOF), pois não se encontra devidamente atualizado com as informações necessárias para a aplicação das novas regras. Esse fato, segundo a direção do órgão, vai ser corrigido no ano de 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31350
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_gsvasconcelos.pdf2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.