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Tipo: Tese
Título: As pedagogias do Movimento Negro no Rio de Janeiro e Santa Catarina (1970-2000): implicações teóricas e políticas para a educação brasileira
Título em inglês: The pedagogias of the Black Movement in Rio de Janeiro and Santa Catarina (1970-2000): theoretical implications and politics for the brazilian education
Autor(es): Lima, Ivan Costa
Orientador: Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palavras-chave: Negros – Educação – Rio de Janeiro (RJ);Negros – Educação – Florianópolis (SC);Negros – Identidade Racial - Rio de Janeiro (RJ);Negros – Identidade Racial - Florianópolis (SC);Rio de Janeiro (RJ) – Relações Raciais [pt] Florianópolis (SC) - Relações Raciais;Negros – Rio de Janeiro (RJ) – Condições Sociais;Negros – Florianópolis (SC) – Condições Sociais;Movimento Negro – Rio de Janeiro (RJ);Núcleo de Estudos Negro – Florianópolis (SC)
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: LIMA, Ivan Costa. As pedagogias do movimento negro no Rio de Janeiro e Santa Catarina (1970-2000): implicações teóricas e políticas para a educação brasileira. 2009. 319f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2009.
Resumo: O presente trabalho é um aprofundamento, iniciado no mestrado em Educação, sobre o pensar e fazer pedagógico de entidades do Movimento Negro (MN) no Brasil, que nomearam como pedagogia os modelos que norteiam seus projetos de educação para o Brasil. Este tema mostra-se relevante na medida em que almejo superar o desconhecimento na sociedade e na história da Educação de propostas pedagógicas desenvolvidas pelo Movimento Negro. Investigo a Pedagogia Multirracial, desenvolvida no Rio de Janeiro, por Maria José Lopes da Silva e um grupo de educadores, na década de 80, do século XX. Como também seu desdobramento, no século XXI, na elaboração da Pedagogia Multirracial e Popular, no estado de Santa Catarina, pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN), entidade do MN da capital. A pesquisa tem como referencial teórico-metodológico uma perspectiva sócio-histórica, considerando os sujeitos, suas origens e as relações sociais, que se estabeleceram em suas trajetórias de vida militante e intelectual. Esta visão histórica será combinada com o uso da História Oral temática, como possibilidade de aprofundar os significados do universo cultural e político dos integrantes deste movimento e seus reflexos nas políticas educacionais no Brasil. Mediante a esta proposta de sistematização das pedagogias desenvolvidas pelo MN, procuro contribuir no avanço do debate sobre as relações raciais, a cultura e história da população negra, que se verificam no âmbito da Educação brasileira contemporânea e que continuam a produzir exclusão e desigualdades das mais variadas formas.
Abstract: The present work is a deepening, initiated in the master course in Education, on thinking and on the pedagogical work of the Movimento Negro (MN) entities in Brazil, that had nominated as pedagogia the models that guide its projects of education for Brazil. This subject reveals excellent in the measure where I long for to surpass the unfamiliarity in the society and the history of the Education of pedagogical proposals developed by the Black Movement. I investigate the Pedagogia Multiracial, developed in Rio De Janeiro, for Maria Jose Lopes da Silva and a group of educators, in the decade of 80, of century XX. As well as its unfolding, in century XXI, the elaboration of the Pedagogia Multiracial and Popular, in the state of Santa Catarina, for the Nucleus of Estudos Negros (NEN), entity of the MN of the capital. The research has as referencial theoretician-metodológico a partner-historical perspective, considering the social citizens, its origins and relations, that if had established in its trajectories. This historical vision will be combined with the use of thematic Verbal History, as possibility to deepen the meanings of the cultural universe and politician of integrant of this movement and its consequences in the educational politics in Brazil. By means of the this proposal of systematization of the pedagogias developed for the MN, I look for to contribute in the advance of the debate on the racial relations, the culture and history of the black population, that if verify in the scope of the Brazilian Education contemporary and that they continue to produce exclusion and inaqualities of the most varied forms
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3134
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