Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31333
Title in Portuguese: Os efeitos da adoção inicial do IFRIC 12 sobre as demonstrações financeiras de uma empresa distribuidora de energia elétrica no estado do Ceará
Author: Sousa, André Marinoni Ribeiro de
Advisor(s): Garcia, Editinete Andre da Rocha
Co-advisor(s): Araújo, Paolo Giuseppe Lima de
Keywords: Contabilidade - Normas
Serviços de eletricidade - Ceará
Balanço (Contabilidade)
Issue Date: 2013
Citation: SOUSA, André Marinoni Ribeiro de. Os efeitos da adoção inicial do IFRIC 12 sobre as demonstrações financeiras de uma empresa distribuidora de energia elétrica no estado do Ceará. 2013. 19 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza - CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Este artigo tem por objetivo descrever os impactos da IFRIC 12 nas operações e quadros divulgados em diário oficial da Coelce, referentes ao processo de convergência de BRGAAP para IFRS. Essa análise somente é possível através da exposição dos impactos da IFRIC 12 sobre as demonstrações contábeis e da avaliação dos efeitos da convergência das normas brasileiras para as normas internacionais de contabilidade. Foi desenvolvido através de estudo de caso, a análise da empresa divulgada na metodologia, a entidade escolhida para desenvolvimento do trabalho é a distribuidora de energia elétrica no estado do Ceará, COELCE. Serão demonstrados os efeitos que a IFRIC 12 trouxe para as empresa. A pesquisa baseia-se em características qualitativas, decritiva tendo como base de análise materiais bibliográficos como: monografias, artigos, normas contábeis, dissertações, interpretações, revistas, jornais, livros, teses e etc. A técnica de análise bibliográfica envolve toda e qualquer pesquisa que porventura tenha recebido algum tipo de tratamento científico. Este trabalho teve a capacidade de proporcionar a compreensão de quais aspectos contábeis se modificaram profundamente nas Demonstrações Financeiras (DFs) da empresa de distribuição de energia elétrica, em análise, mediante a adoção da IFRIC 12. Foi possível demonstrar os impactos dos efeitos da IFRIC 12 sobre as demonstrações da companhia de energia elétrica do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31333
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_amrsousa.pdf763,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.