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Type: TCC
Title: Multi, inter e transdisciplinaridade e a educação ambiental: um olhar das ciências ambientais
Authors: Silva, Luana Kelly Ferreira da
Advisor: Matos, Fábio de Oliveira
Keywords: Educação ambiental;Ciências ambientais;Sustentabilidade
Issue Date: 2017
Publisher: Instituto de Ciências do Mar
Citation: SILVA, L. K. F. da. Multi, inter e transdisciplinaridade e a educação ambiental: um olhar das ciências ambientais. 2017. 36 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho busca, a partir de uma investigação bibliográfica e documental, observar os métodos multi, inter e transdisciplinares e o papel da Educação Ambiental, a partir do olhar das Ciências Ambientais. Assim, a Educação Ambiental pode ser considerada como subsídio na tomada de posição dos indivíduos diante dos problemas ambientais. Como processo participativo, esses indivíduos devem atuar de forma ativa na análise e na busca de formas para prevenção ou mitigação de impactos ambientais, desenvolvendo habilidades, tornando-se agentes transformadores e disseminando uma conduta ética. A partir do levantamento na literatura acadêmica, foi possível observa o papel da Educação Ambiental na tomada de consciência da sociedade na procura por uma sociedade em maior sintonia com o meio, além do seu potencial enquanto elemento inter e transdisciplinar. Tal situação traz à luz o potencial do Cientista Ambiental nessa seara do saber, tendo-se em vista que o referido apresenta em sua formação esses métodos de ensino, conferindo-o o papel de um educador ambiental voltado para a promoção da sustentabilidade.
Abstract: The present work seeks, from a bibliographical and documentary research, to observe the multi, inter and transdisciplinary methods and the role of Environmental Education, from the perspective of Environmental Sciences. Thus, Environmental Education can be considered as a subsidy in the positioning of individuals in the face of environmental problems. As a participatory process, these individuals must act actively in the analysis and search for ways to prevent or mitigate environmental impacts, developing skills, becoming transforming agents and disseminating ethical conduct. From the survey in the academic literature, it was possible to observe the role of Environmental Education in the awareness of society in the search for a society in greater harmony with the environment, in addition to its potential as an inter and transdisciplinary element. This situation brings to light the potential of the Environmental Scientist in this area of knowledge, considering that the aforementioned presents in its training these teaching methods, granting it the role of an environmental educator focused on the promotion of sustainability.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31297
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