Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31245
Title in Portuguese: Análise dos efeitos da adoção dos pronunciamentos técnicos do CPC com resolução do Conselho Monetário Nacional nas demonstrações financeiras dos bancos listados na BM&FBovespa
Author: Melo, Marcos Vinícius Urbano
Advisor(s): Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Keywords: Divulgação de informações contábeis
Bancos
Issue Date: 2014
Citation: MELO, Marcos Vinícius Urbano. Análise dos efeitos da adoção dos pronunciamentos técnicos do CPC com resolução do Conselho Monetário Nacional nas demonstrações financeiras dos bancos listados na BM&FBovespa. 2014. 23 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: A busca por informações tempestivas confiáveis e de qualidade são requisitos essenciais dos stakeholders. O Brasil, já inserido em um novo cenário econômico mundial, adequou suas normas de contabilidade ao padrão internacional a partir de 2007 com a publicação da Lei n° 11.638/07 que alterou a Lei n° 6.404/76 e com a edição dos Pronunciamentos Técnicos expedidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Neste contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar os efeitos da adoção dos Pronunciamentos Técnicos do CPC com Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nas demonstrações financeiras dos bancos listados na BM&FBovespa. O estudo descritivo reúne 27 empresas, apresenta abordagem qualitativa dos dados e utiliza procedimento documental. Os dados referentes aos exercícios de 2011 e 2012 foram extraídos das demonstrações financeiras dos bancos, especialmente do Balanço Patrimonial, da Demonstração do Resultado do Exercício e das Notas Explicativas disponíveis no portal eletrônico da BM&FBovespa. Os principais resultados da análise qualitativa realizada demonstram que: (i) nem todos os bancos pesquisados adotaram os Pronunciamentos do CPC focos deste estudo; (ii) não é possível afirmar que a adoção dos Pronunciamentos do CPC provocaram efeitos (positivos ou negativos) nos índices de liquidez, endividamento e rentabilidade dos bancos; e, (iii) os maiores bancos não apresentam maior nível de adoção aos CPC’s examinados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31245
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_mvumelo.pdf618,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.