Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31237
Tipo: TCC
Título: A adoção das normas nacionais e internacionais que tratam da redução ao valor recuperável dos bens do setor público pelos governos estaduais e Distrito Federal
Autor(es): Silva, Jéssica Alves
Orientador: Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Palavras-chave: Contabilidade pública - Brasil
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Jéssica Alves. A adoção das normas nacionais e internacionais que tratam da redução ao valor recuperável dos bens do setor público pelos governos estaduais e Distrito Federal. 2014. 21 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: O processo de internacionalização das normas contábeis do setor público vem sendo implantado no Brasil de forma gradativa, impactando os registros patrimoniais das entidades públicas. Assim, torna-se necessário que esses registros sejam feitos para que seja retratada a real situação financeira nos demonstrativos publicados anualmente por estes entes. Com base nisto, o presente estudo busca investigar o nível de aderência, pelos governos estaduais e Distrito Federal, às normas nacionais e internacionais que tratam da redução ao valor recuperável (impairment) dos ativos públicos. Para isso, foram analisados os balanços patrimoniais, as demonstrações das variações patrimoniais e as notas explicativas desses entes públicos referentes ao exercício de 2012, ano em que a adoção passa a ser obrigatória. A pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados, utilizou a técnica da análise de conteúdo dos demonstrativos dos 26 governos estaduais e Distrito Federal. Os resultados mostraram que os estados brasileiros aderiram parcialmente às normas e que não há uma relação entre o nível de evidenciação sobre impairment o nível populacional, a localização geográfica ou a arrecadação anual dos estados. Constatou-se que apenas 14 estados evidenciaram as reduções ao valor recuperável de seus ativos nos demonstrativos, e que o estado do Rio de Janeiro foi o que apresentou maior aderência aos padrões contábeis nacionais e internacionais sobre o assunto, com 80% de aderência.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31237
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_jasilva.pdf593,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.