Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31227
Tipo: TCC
Título: Combinações de Negócios: fusões e Aquisições (F&A) no Mercado de Capitais Brasileiro
Autor(es): Santos, Giovanna Gabrielle Costa
Orientador: Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Palavras-chave: Empresas - Fusão e incorporação - Brasil
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Giovanna Gabrielle Costa. Combinações de Negócios: fusões e Aquisições (F&A) no Mercado de Capitais Brasileiro. 2014. 16 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar o nível de atendimento dos itens de divulgação exigidos pelo CPC 15 (R1) pelas empresas que realizaram operações de fusões e aquisições (F&A) no ano de 2012, presentes na listagem fornecida pela Associação das Entidades de Mercado Financeiros e de Capitais (ANBIMA) e que possuem suas ações listadas na BM&FBovespa. Estudo descritivo quanto aos objetivos, de natureza qualitativa e realizado por meio de procedimento documental, com uma amostra composta por 23 operações que envolveram 16 companhias de capital aberto. Foram examinados por meio da técnica de análise de conteúdo os Formulários Cadastrais, Formulários de Referência, Demonstração do Resultado do Exercício e Notas Explicativas das empresas referentes ao exercício de 2012. Do estudo qualitativo se pode depreender que: (i) todas as empresas adquirentes são de grande porte, a maioria pertence aos setores Financeiros e outros e Consumo não cíclico da BM&FBovespa e possuem um grau de internacionalização médio, medido pela razão entre o valor das receitas externas e o valor da receita total, de 13,08%; (ii) as empresas adquiridas seguem o mesmo perfil setorial das suas adquirentes; (iii) o nível médio de atendimento dos requisitos de divulgação do CPC 15 (R1) pelas empresas é de 35,97%, no geral, e de 48,66% considerando as 17 operações com divulgação nas notas explicativas; (iv) o controle acionário e o setor de atuação podem ser indicativos da realização de F&A e do nível de disclosure da empresa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31227
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_ggcsantos.pdf499,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.