Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31186
Tipo: Dissertação
Título : Juventude e escola: diálogos sobre a relação com o saber e o programa núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais
Autor : Carmo, Klertianny Teixeira do
Tutor: Silva, Maria Eleni Henrique da
Palabras clave : Aprendizagem;Experiência;Pesquisa;Learning;Experience;Research
Fecha de publicación : 2017
Citación : Carmo, K. T.; Silva, M. E. H. (2017)
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa aborda como tema a relação com o saber e a educação no Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza, Ceará, no Brasil. Como objeto de pesquisa foi abordado o sentido da proposta de reformulação curricular denominada de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) para os jovens. Esta proposta está em funcionamento desde 2012, no Ceará, utilizando a pesquisa e o trabalho como princípios educativos a fim de ressignificar a escola e a aprendizagem, contrapondo-se as abordagens educativas que insistem em não reconhecer os jovens como sujeitos ativos contribuindo para o fracasso escolar. Portanto, dialogar sobre a relação com os saberes construídos nesse programa é de extrema relevância para compreensão do sentido que os jovens estão atribuindo a escola. Dessa forma nosso questionamento central é como a experiência no programa NTPPS tem influenciado para mudança na relação com o saber dos jovens. Na busca de responder esta indagação, este estudo tem como objetivo geral compreender como a experiência no programa NTPPS pode influenciar para mudança na relação com o saber dos jovens no contexto escolar. E como objetivos específicos: A) Desvelar os saberes que são elaborados pelos jovens com o NTPPS; B) Desvelar as relações estabelecidas pelos jovens com a pesquisa e C) Propor reflexões que potencializem pensar uma escola de Ensino Médio com a “cara da juventude” a partir da contribuição dos jovens. Foram utilizados como referenciais teóricos os estudos sobre educação crítica (FREIRE, 1987, 2006, 2014); relação com o saber (CHARLOT, 2000; 2001; 2013). Uma pesquisa de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) de caráter descritivo e exploratório. Os sujeitos/a(u)tores participantes da pesquisa foram 27 jovens, do 2º ano do ensino médio, que desenvolveram projetos de pesquisa, em 2016, voltados ao macro campo esporte ou lazer e 5 professores do NTPPS, de duas escolas públicas em Fortaleza-CE. O método de pesquisa utilizado foi o Paradigma Indiciário (GINZURG; 1989). As técnicas de coleta de dados foram: observação participante (CHIZZOTTI, 1995) de aulas de NTPPS; entrevista individual e em grupo (GASKELL, 2007). Os instrumentos para apreensão foram: registro dos encontros pelas notas de observação, áudios e a produção de fotos, desenhos e cartas. Foi utilizado a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e Análise Semiótica de imagens paradas (GEMMA PENN, 2007) como método e como técnica a Análise Categorial. Os resultados desta pesquisa mostraram que esta proposta de reformulação trouxe avanços na relação com o saber dos jovens produzindo outras formas de aprendizagens mais significativas dentro da escola, respeitando os saberes trazidos pelos jovens, no que se refere a escolha por temáticas de pesquisa de seu interesse; na necessidade de melhoria nas relações consigo e com os outros; como na aprendizagem de técnicas e instrumentos investigativos auxiliando na vida, contemplando as finalidades legais deste ensino, no entanto, trazendo consigo alguns entraves estruturais da organização escolar que ainda impedem sua maior efetividade quando pensamos na atividade docente e na forma como os jovens gostariam que a escola fosse.
Abstract: The present research has as a theme the relationship between knowledge and Education in the secondary school, and as an object of the research, the significance and the proposal sense of the curricular reformulation called of the Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) for the young people at two secondary schools. This proposal is functioning since 2012 in the Ceará state (Brazil), search to reframe of the school, the knowledge and the learning from the development of socio-emotional skills using the research as a pedagogical tool and stimulating the development of life and career projects. Since many educational approaches do not accompany contemporary changes, insisting in the not recognizing the young people as active subjects in the construction of school space, thus contributing to the lack of meaning to what is taught. Preclude the mobilization of the young person to learn, thus contributing to the school failure. Therefore, a dialogue about the relationship with the knowledge built in that program is extremely relevant for understanding the meaning that young people attribute to school. Thus, our central inquiry is knows how the experience in the NTPPS program can contribute to a change in the relationship between the learning of the youth. In the search of the get an answer this issue, this study has the main goal to understand how the experience in the NTPPS program can contribute to a change in the relationship with the learning of the young people in the school context. And as specific goals: A) Reveal the knowledge that is created by students with and in NTPPS; B) Reveal the relationship of youth with and in research and C) Propose reflections that enhance think about the secondary school as the "youth face" by means their contribution. Were used as theoretical references the studies about critical education (FREIRE, 1987, 2006, 2014); relation with the knowledge (CHARLOT, 2000; 2001; 2013). A research with the qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994) of the descriptive and exploratory content. The participant subject/authors of the research were 27 youth, from the second year of secondary school, which developed research projects, in 2016, focused on the macro sports or leisure field and five teachers from the NTPPS, at two public schools in Fortaleza-CE. The method of research used was the Paradigma Indiciário (GINZURG; 1989). The techniques of data collecting the data were: observation participant (CHIZZOTTI, 1995) of the classes of NTPPS; individual interview (GASKELL, 2007) with teachers; group interview with young people, based on conference using photos, drawings, and letters. The analyses of data were realized following the methods of Bardin (2011) and Gemma Penn (2007). The results of this research showed that this proposal for reformulation brought advances in the relationship with the knowledge of young people producing other forms of more meaningful learning within the school, respecting the knowledge brought by young people, regarding the choice by research themes of their interest ; the need to improve relationships with you and with others; as well as in the learning of investigative techniques and instruments helping in life, contemplating the legal objectives of this teaching. However, it brings with it some structural obstacles to school organization that still prevent its greater effectiveness when we think about the teaching activity and how young people would like the school to be.
Descripción : CARMO, Klertianny Teixeira do. Juventude e escola: diálogos sobre a relação com o saber e o programa núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais. 2017. 318f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31186
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_dis_ktcarmo.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.