Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31084
Title in Portuguese: Evidenciação de benefícios a empregados nas demonstrações contábeis das melhores empresas para se trabalhar listadas na BM&FBovespa
Author: Pereira, Vicente Hudson Sousa
Advisor(s): Alencar, Roberta Carvalho de
Keywords: Divulgação de informações contábeis - Brasil
Remunerações extra-salariais - Brasil
Salários
Issue Date: 2014
Citation: PEREIRA, Vicente Hudson Sousa. Evidenciação de benefícios a empregados nas demonstrações contábeis das melhores empresas para se trabalhar listadas na BM&FBovespa. 2014. 21 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: O presente estudo objetivou analisar o nível de evidenciação de benefícios a empregados em conformidade com as recomendações do CPC 33 (R1) nas demonstrações contábeis das Melhores Empresas para se Trabalhar listadas na BM&FBovespa. Para isso, buscou-se responder à questão problema: Qual o nível de evidenciação de benefícios a empregados nas demonstrações contábeis das Melhores Empresas para se Trabalhar listadas na BM&FBovespa em conformidade com as recomendações do CPC 33 (R1)? Com relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa classificou-se em qualitativa, descritiva, documental e bibliográfica. Os principais resultados mostraram que o maior índice de disclosure (ID) evidenciado pelas companhias com ambos os planos foi de 80%, no qual a Ambev evidenciou 50 dos 63 itens que lhe eram aplicáveis. Com intuito de relacionar esse ID com suas características, verificou-se que 5 das 10 entidades que mais evidenciaram itens exigidos correspondiam ao setor elétrico, assim inferiu-se que esse destaque esteja associado ao maior rigor exigido pelos órgãos reguladores do setor com relação a divulgação dessas informações. Em geral, as empresas analisadas demonstraram um bom nível de evidenciação, quando em torno de 53% da amostra divulgou mais da metade dos itens que lhe eram aplicáveis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31084
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_vhspereira.pdf324,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.