Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31042
Title in Portuguese: Demonstração dos fluxos de caixa: comparação entre escolhas de evidenciação de empresas brasileiras e espanholas de capital aberto
Author: Silva, Jorge Augusto da
Advisor(s): Alencar, Roberta Carvalho de
Keywords: Divulgação de informações contábeis
Fluxo de caixa
Issue Date: 2014
Citation: SILVA, Jorge Augusto da. Demonstração dos fluxos de caixa: comparação entre escolhas de evidenciação de empresas brasileiras e espanholas de capital aberto. 2014. 18 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: Mesmo com a convergência, por ser uma ciência social aplicada, a Contabilidade reflete em suas práticas os efeitos decorrentes das variações culturais, políticas, históricas, econômicas e sociais de cada país, podendo apresentar diferenças na prática contábil escolhida, dentre duas ou mais opções, igualmente válidas, permitidas pela norma contábil. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar as formas de evidenciação das Demonstrações dos Fluxos de Caixa quanto ao método utilizado para evidenciar as Atividades Operacionais, bem como verificar o tratamento dado aos juros e dividendos pagos e recebidos. Foram analisadas 96 empresas, sendo 57 pertencentes à Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e 39 da Bolsa de Madri, na Espanha. Através de uma pesquisa qualitativa e descritiva, foram analisadas as Demonstrações dos Fluxos de Caixa do ano de 2013 das empresas pertencentes aos setores de alimentos e bebidas; construção civil; máquinas e equipamentos industriais; papel e celulose; tecidos, vestuários e calçados e de telefonia. Verificou-se que o método indireto é escolhido para a evidenciação da DFC pela grande maioria das empresas, seja no Brasil ou Espanha. Quanto aos juros pagos e recebidos, ocorreu uma maior concentração nas atividades operacionais, ao passo que em relação aos dividendos pagos, a escolha pelas atividades de financiamento foi bem expressiva. Já os dividendos recebidos, mesmo pouco evidenciados pelas empresas, mostra uma maior escolha pelas atividades de investimento. O resultado mostra que a estrutura da DFC é semelhante na maioria dos pontos abordados, independente do setor e do país de origem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31042
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_jasilva.pdf145,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.