Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31039
Tipo: TCC
Título: Satisfação profissional: uma análise junto aos profissionais de auditoria em programas de trainee no estado do Ceará
Autor(es): Gonçalves, Ingrid Menezes
Orientador: Gomes, Carlos Adriano Santos
Palavras-chave: Satisfação no trabalho - Ceará;Auditores - Ceará
Data do documento: 2014
Citação: GONÇALVES, Ingrid Menezes. Satisfação profissional: uma análise junto aos profissionais de auditoria em programas de trainee no estado do Ceará. 2014. 19 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Os profissionais das grandes empresas de auditoria (Big Four) ingressam na carreira como trainees. Os mesmos recebem benefícios e treinamentos para que atendam às expectativas exigidas pela área de atuação, em consequência recebem um elevado nível de exigência. Foram analisados dados quanto ao perfil, satisfações profissionais, expectativas criadas no início do processo seletivo de trainees e os impactos causados pela carreira na Faculdade/Universidade. O objetivo do trabalho é identificar o nível de satisfação dos profissionais de auditoria que atuam em programas de trainee nas Big Four no estado do Ceará. O presente estudo deu-se por um levantamento feito através da aplicação de um questionário, com perguntas e respostas fechadas, aplicadas por acessibilidade aos auditores das Big Four no estado do Ceará. A metodologia adotada está baseada em pesquisa descritiva do tipo trabalho de campo com levantamento, com abordagem qualitativa. Dos 86 questionários enviados houve retorno de 54 respondidos. Identificou-se, após a análise das informações levantadas pelo artigo, que a satisfação profissional do auditor e sua permanência no mercado se dão em razão dos benefícios ofertados pela auditoria, promoções na carreira, status profissional, frequência de viagens, ambiente de trabalho e treinamentos. Os motivos que levam os auditores à mudança de área são decorrentes das insatisfações profissionais, as levantadas em nossa pesquisa foram carga de trabalho e reflexos negativos na vida acadêmica (frequência, pontualidade, notas, tempo de conclusão e tempo de estudo).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31039
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_imgonçalves.pdf144,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.