Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30
Tipo: Dissertação
Título : Biblioteca Universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégico
Autor : Gurgel, Nadsa Maria Cid
Tutor: Rodrigues, Maxweel Veras
Palabras clave : Biblioteca Universitária;Administração;Gestão do Conhecimento;Ensino Superior
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Fecha de publicación : 2010
Citación : GURGEL, Nadsa Maria Cid. Biblioteca universitária e ensino superior: em busca de um alinhamento estratégico. Fortaleza, CE: 2010. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2010
Resumen en portugués brasileño: Ante as atuais exigências tecnológicas e econômicas da sociedade do conhecimento, associadas à carência de literatura a respeito da gestão de bibliotecas universitárias, o intento deste estudo é o de produzir um modelo de avaliação para as bibliotecas universitárias, baseado no princípio-chave de alinhamento do Balanced Scorecard (BSC), dirigido à sinergia das ações das bibliotecas às políticas de ensino de graduação das instituições de ensino superior. O método proposto foi elaborado em sete fases que objetivam conhecer as diretrizes dos cursos descritas no projeto pedagógico do curso de oceanografia, a visão do corpo docente da instituição, a percepção dos estudantes em relação a produtos e serviços e os seus fatores críticos de sucesso. Os resultados esperados dizem respeito à pessoal, a produtos e serviços, a estrutura tecnológica, estrutura física e organização de acervos, a fatores críticos de sucesso da biblioteca, gestão e avaliação, evidenciando a necessidade de uma biblioteca comprometida com a assimilação da visão sistêmica da Universidade
Abstract: Before the current economic and technological demands of the knowledge associated with the lack of literature regarding the management of university libraries, the intent of this study is to produce an evaluation model for university libraries, based on the key principle of alignment Balanced Scorecard (BSC) led to the synergy of actions of library policies for undergraduate teaching institutions of higher learning. The proposed method was developed in seven phases that aim at knowing the guidelines at the courses described in the project's educational course in oceanography, the vision of the faculty of the institution, student's perceptions in relation to products and services and its critical success factors. The expected outcomes relate to personnel, products and services, technological structure, physical structure and organization of collections, the critical success factors of the library, management and evaluation, highlighting the need for a library committed to the assimilation of the systemic view of University
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: BU - Dissertações defendidas na UFC
LABOMAR - Dissertações defendidas na UFC
POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_dis_nmcgurgel.pdf553,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.