Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30872
Tipo: TCC
Título: Efeitos da lei de responsabilidade fiscal sobre gastos com pessoal: uma análise nos municípios do estado do Ceará
Autor(es): Benevides, Pedro Geovane Pucci
Orientador: Coelho, Nirleide Saraiva
Palavras-chave: Lei de Responsabilidade Fiscal;Servidores públicos;Folhas de pagamento;Salários - Ceará
Data do documento: 2015
Citação: BENEVIDES, Pedro Geovane Pucci. Efeitos da lei de responsabilidade fiscal sobre gastos com pessoal : uma análise nos municípios do estado do Ceará. 2015. 18 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2015.
Resumo: Este trabalho realizou um estudo sobre os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) concernentes aos gastos com pessoal em todos os municípios do Estado do Ceará. Para tanto, avaliou qual foi a situação fiscal desses municípios referente a essa despesa específica no ano de 2014, tendo como parâmetro a receita corrente líquida. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento dos gastos com pessoal nos municípios cearenses. A metodologia baseou-se em analisar de forma descritiva os aspectos qualitativos dos dados financeiros coletados principalmente através dos relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE). Verificou-se, mesmo depois de 14 anos de publicação da LRF, que as suas disposições sobre os limites fiscais não estão sendo cumpridas pela maioria dos municípios, que ainda possuem altos gastos com pessoal diante dos recursos arrecadados, constatando-se a negligência dos gestores públicos com o controle deste item de despesa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30872
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_pgpbenevides.pdf449,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.