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dc.contributor.advisorAlencar, Maristela Lage-
dc.contributor.authorOliveira, Edivone Meire-
dc.date.accessioned2012-07-09T12:42:40Z-
dc.date.available2012-07-09T12:42:40Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationOliveira, E. M. ; Alencar, M. L. (2008)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3080-
dc.descriptionOLIVEIRA, Edivone Meire . Variação lingüistica rural e alfabetização de crianças: avaliação de intervenções lingüisticas e metalingüisticas. 2008. 377f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Aquisição - Avaliação - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Regionalismos - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectAlfabetização - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectCrianças do campo - Aracatiara(Amontada,CE) - Escritapt_BR
dc.subjectRendimento escolar - Avaliação - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectFracasso escolar - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectIdentidade social - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.subjectEscolas rurais - Aracatiara(Amontada,CE)pt_BR
dc.titleVariação Lingüistica rural e alfabetização de crianças: avaliação de intervenções lingüisticas e metalingüisticas.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrAs atividades essenciais à sobrevivência em culturas grafocêntricas impõem a língua escrita. O fracasso na aquisição dessa competência obstaculiza um amplo conjunto de possibilidades interativas de comunicação e expressão. Todavia, não obstante os altos índices de escolarização, os resultados das avaliações nacionais e estaduais apontam o fracasso da escola pública brasileira na alfabetização de seus alunos, sobretudo no caso das crianças partícipes de variação lingüística rural. Portanto, em 2006, efetivou-se um estudo de caso avaliativo, de caráter etnográfico, mediante uma pesquisa-intervenção, objetivando-se analisar as possíveis influências de uma variação lingüística à alfabetização infantil. Avaliaram-se os efeitos de intervenções pedagógicas ao desenvolvimento de competências lingüísticas e metalingüísticas em uma turma multisseriada com alunos de 1o e 2o anos do Ensino Fundamental, de uma escola rural, com idades variando entre 6 e 12 anos. Diversificados procedimentos metodológicos foram utilizados à consecução da pesquisa: i) observações da comunidade, escola e sala de aula; ii) análise de documentos; iii) entrevista à professora da turma e coordenadora pedagógica; iv) avaliação diagnóstica, processual, e somativa dos alunos e v) intervenções ao avanço de habilidades metalingüísticas dos estudantes. A análise dos dados foi realizada qualitativamente e interpretada sob as teorias psicogenética, sócio-construtivista, lingüística e sociolingüística. Constatou-se que a variante lingüística rural não interferiu expressivamente na alfabetização das crianças, necessitando, porém, de intervenções enérgicas no que se refere às diferenças entre fala e escrita, bem como ao exercício metalingüístico. A substituição da variedade rural pela norma padrão se torna desaconselhável; antes, recomenda-se o acréscimo da modalidade culta ao seu discurso falado e escrito, quando se fizer necessário.pt_BR
dc.title.enThe effects of pedagogic interventions were evaluated to the development of linguistic and metalinguistic competences in a class with students of 1st and 2nd grade of primary school children, of a rural schoolpt_BR
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