Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30804
Title in Portuguese: Estratégias competitivas utilizadas pelas concessionárias de veículos novos em São Luís/MA
Author: Beserra, João Mauricio Carvalho
Advisor(s): Santos, Sandra Maria dos
Keywords: Concorrência
Indústria automobilística - São Luís (MA)
Competitividade empresarial
Issue Date: 2010
Citation: BESERRA, João Maurício Carvalho. Estratégias competitivas utilizadas pelas concessionárias de veículos novos em São Luís/MA. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.
Abstract in Portuguese: O objetivo do estudo é analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas concessionárias de veículos novos em São Luís. Esta pesquisa justifica-se pela relevância do setor automobilístico. Trata-se de um setor em expansão, com o crescimento no volume das vendas de veículos novos, aumentando a concorrência, além da competitividade que se torna mais acentuada. Assim, as estratégias utilizadas pelas concessionárias passam a ser um dos fatores determinantes de sua sobrevivência e diferenciação nesse tipo de mercado. A relação entre as montadoras e as concessionárias é outro ponto importante que influencia nas estratégias das concessionárias. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, baseada em dados secundários e dados primários colhidos através da pesquisa de campo, com a utilização de questionário aplicado nas concessionárias autorizadas de veículos novos em São Luís/MA. O resultado evidenciou que as montadoras possuem fortes influências na definição das estratégias das concessionárias e que estas estão buscando alternativas de novas formas de aumentar a rentabilidade, tornando-se centros de serviços automotivos com a oferta de serviços diferenciados.
Abstract: The objective is to analyze the competitive strategies used by new car dealerships in São Luiz. This research is justified by the importance of the automotive sector. This is an expanding sector, with growth in volume sales of new vehicles, increasing competition, and competitiveness which becomes more pronounced. Thus, the strategies used by the utilities become a major factor in their survival and differentiation in this type of market. The relationship between carmakers and dealers is another important point that influences the strategies of the utilities. This study is about a descriptive, quantitative, based on secondary data and primary data collected through field research, using a questionnaire applied in the authorized dealers of new vehicles in São Luiz / MA. The result showed that the automakers have strong influences in defining strategies of the utilities and they are seeking alternative ways to increase profitability, becoming centers of automotive services with the provision of differentiated services.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30804
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_dis_jmcbeserra.pdf614,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.