Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30735
Title in Portuguese: Fatores determinantes da divulgação voluntária de informações ambientais nos relatórios de sustentabilidade das empresas com atividades extrativistas listadas na BM&FBOVESPA
Author: Mendonça, Vanessa Gomes
Advisor(s): Gomes, Carlos Adriano Santos
Keywords: Divulgação de informações contábeis
Responsabilidade ambiental
Sustentabilidade
Issue Date: 2016
Citation: MENDONÇA, Vanessa Gomes. Fatores determinantes da divulgação voluntária de informações ambientais nos relatórios de sustentabilidade das empresas com atividades extrativistas listadas na BM&FBOVESPA. 2016. 18 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2016.
Abstract in Portuguese: Este estudo tem como objetivo principal a identificação dos fatores determinantes da divulgação voluntária ambiental pelas empresas com atividades extrativistas listadas na BM&FBOVESPA. Para tanto, foram selecionados alguns subsetores, considerando sua classificação interna. Após os filtros, a amostra de estudo foi composta por 33 empresas. O estudo tomou como base a análise dos Relatórios de Sustentabilidade (RS) do período de 2014 e 2015, identificando nos mesmos a divulgação dos indicadores essências do GRI (Global ReportingInitiative), em sua versão G3.1. Na sequência, tais informações evidenciadas foram relacionadas com cinco hipóteses norteadoras, baseadas nas variáveis tamanho, rentabilidade, endividamento, índice de sustentabilidade e governança corporativa. Pelo coeficiente de correlação de Spearman, buscou-se evidenciar o nível de disclosure ambiental com as hipóteses levantadas, confirmando assim alguns determinantes e invalidando outros. Foi feito uma breve análise descritiva de informações que cada subsetor apresentou e a variação do nível de divulgação de um ano para outro, 2014 e 2015, de cada empresa,sendo possível concluir que o subsetor de “Madeira e Papel” foi o que mais divulgou informações ambientais no RS nos dois anos, e os subsetores de “Mineração” e “Siderurgia e Metalurgia” os que menos divulgaram nos anos de 2014 e 2015, respectivamente. Além disso, pode-se concluir que rentabilidade, índice de sustentabilidade e governança corporativa foram fatores determinantes do nível de divulgação ambiental, ficando o tamanho como um fator moderado e o endividamento como um fator negligenciável.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30735
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_vgmendonça.pdf599,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.