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Tipo: TCC
Título: Analisando o processo de tomada de decisão de uma pequena Empresa de alimentação
Autor(es): Silveira, Mariana Leite da
Orientador: Correia Neto, Jocildo Figueiredo
Palavras-chave: Modelo financeiro;Tomada de decisão
Data do documento: 2017
Citação: SILVEIRA, Mariana Leite da. Analisando o processo de tomada de decisão de uma pequena Empresa de alimentação. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso(graduação em Administração ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.
Resumo: A ação de decidir faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, inclusive de um micro e pequeno empresário. As experiências e informações servem como instrumentos, adquiridos no cotidiano, que são utilizados pelos gestores quando estes se encontram em uma situação de escolha, sendo o cérebro o responsável por todo o processamento de informações. Neurônios de várias áreas cerebrais estão envolvidos na tomada de decisão sobre o agir, além de participarem dos circuitos para a avaliação de recompensa, risco e conflito. Sob esse contexto se questionou, que modelos cognitivos podem ser utilizados pelo decisor financeiro de uma pequena empresa de alimentação. As hipóteses levantadas foram que os mesmos são propensos a administrar seu negócio com base em critérios não racionais, estando sujeitos a vieses cognitivos, como a intuição, heurística de julgamento e suas experiências. A escolha pela área pesquisada foi de caráter proposital por se tratar de um campo empírico familiar para a pesquisadora, e, por se tratar de um ambiente investigativo com particularidades próprias, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado para promover um melhor entendimento acerca do tema pesquisado foi um roteiro de entrevista semi-estruturado, deixando o sujeito de pesquisa delinear seu pensamento sem interrupções e em momentos de desvios uma pequena intervenção. A captura de dados foi realizada por meio de anotações em caderno e papel avulso. O tratamento analítico foi baseado na análise de conteúdo. Modelos cognitivos se materializam por meio dos vieses comportamentais, causando, em muitos momentos, impressões lógicas e ao mesmo tempo confortáveis para o decisor. No momento da tomada de decisão as informações processadas mentalmente tendem a ser automáticas, instintivas e a envolver pouco esforço, vislumbrando o indivíduo a satisfazer uma necessidade imediata embora não premente, tendo como base eventos anteriores e armazenados que se configuraram positivos
Abstract: The action of deciding is part of the daily life of any person, including a micro and small entrepreneur. Experiences and information serve as instruments, acquired in everyday life, that are used by managers when they are in a situation of choice, and the brain is responsible for all information processing. Neurons from various brain areas are involved in decisionmaking about acting, in addition to participating in the circuits for reward, risk and conflict assessment. Under this context it was questioned, which cognitive models are used by the financial decision maker of a small food company. The raised hypothesis was that they are prone to manage their business on the basis of non-rational criteria, being subject to cognitive biases, such as intuition, judgment heuristics and their experiences. The choice of the research area was purposive because it was a familiar empirical field for the researcher, and because it was an investigative environment with its own peculiarities, the research method adopted was the case study. The data collection instrument used to promote a better understanding about the researched topic was a semi-structured interview script, leaving the research subject to delineate his / her thoughts without interruptions and in moments of deviations a small intervention. The data capture was carried out by notebook and single-note notes. The analytical treatment was based on the analysis of contente. Cognitive models materialize through behavioral biases, causing, in many instances, logical and at the same time comfortable impressions for the decision maker. At the time of decision making, mentally processed information tends to be automatic, instinctive, and involves little effort, glimpsing the individual to meet an immediate but non-pressing need based on past and stored events that have set themselves up as positive
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30620
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