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Title in Portuguese: Atitudes das consumidoras em relação ao padrão de beleza e às propagandas que endossam a diversidade da beleza feminina
Author: Lima, Cindy Loreen Bernardo
Advisor(s): Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Keywords: Comunicação de marketing
Comportamento do consumidor
Propagandas
Padrão de beleza
Diversidade da beleza
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, Cindy Loreen Bernardo. Atitudes das consumidoras em relação ao padrão de beleza e às propagandas que endossam a diversidade da beleza feminina. 2017. 83 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.
Abstract in Portuguese: Este estudo teve como objetivo verificar as atitudes das consumidoras em relação ao padrão de beleza e às propagandas de produtos de higiene e beleza que endossam a diversidade da beleza feminina. Para isso, foi necessário compreender como as consumidoras se relacionavam tanto com o padrão de beleza quanto com a diversidade da beleza feminina, que é um discurso cada vez mais presente na sociedade atual. A pesquisa se classifica em exploratória, quanto aos objetivos e em qualitativa, quanto à abordagem. Para alcançar os objetivos realizou-se pesquisa bibliográfica para embasar a pesquisa, entrevista em profundidade para a coleta dos dados e análise de conteúdo para, então, chegar aos resultados. Como resultados, as consumidoras demonstraram assumir atitudes predominantemente negativas em relação ao padrão de beleza, que vêem como fonte de exclusão social, frustração, sofrimento e é perpetuado pela sociedade e pelas empresas, através de suas propagandas. Já em relação às propagandas que exploram a temática da diversidade da beleza, as consumidoras têm uma percepção positiva, pois afirmam que traz inclusão e representatividade para as mulheres que estão fora do padrão. Elas acreditam que as empresas que exploram a diversidade da beleza, apesar de adotarem essas estratégias com intenções financeiras, têm assumido um importante papel social
Abstract: This study aimed to verify the attitudes of consumers in relation to the beauty pattern and the advertisements of hygiene and beauty products that endorse the diversity of feminine beauty. To do this, it was necessary to understand how the consumers related to both the beauty pattern and the diversity of feminine beauty, which is a discourse increasingly present in today's society. The research is classified in exploratory, regarding the objectives and in qualitative, regarding the approach. In order to reach the objectives, a bibliographical research was carried out to base the research, an in-depth interview for the data collection and analysis of content to reach the results. As a result, consumers have been shown to assume predominantly negative attitudes towards the beauty pattern, which they see as a source of social exclusion, frustration, suffering and is perpetuated by society and companies through their advertisements. Regarding the advertisements that explore the theme of beauty diversity, the consumers have a positive perception, because they affirm that it brings inclusion and representativeness to women who are out of the norm. They believe that companies that exploit the diversity of beauty, while adopting these strategies with financial intent, have assumed an important social role
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30619
metadata.dc.type: TCC
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