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Title in Portuguese: A força do regionalismo no comportamento de compra: um estudo do consumo de queijo do tipo coalho
Author: Diógenes, Murilo
Advisor(s): Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Keywords: Queijo coalho
Regionalismo
Comportamento do consumidor
Issue Date: 2017
Citation: DIÓGENES, Murilo. A força do regionalismo no comportamento de compra: um estudo do consumo de queijo do tipo coalho. 2017. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.
Abstract in Portuguese: O queijo coalho é um produto regional que movimenta a economia do Ceará e de outros Estados do Nordeste, por isso se desenvolveu o interesse no estudo do queijo coalho. O presente trabalho teve como objetivo compreender a força exercida pelo regionalismo no comportamento de compra deste produto e identificar a tendência de mercado futuro deste produto regional, diante da globalização das culturas. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o comportamento do consumidor, a cultura e o alimento, e uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa. Foi utilizada uma amostra por julgamento de 107 respondentes, com o perfil do público jovem e consumidor de queijo coalho. Os resultados permitiram identificar a força do regionalismo no comportamento de compra e o interesse dos respondentes em manter a sua identidade cultural e os alimentos que reforçam essa identidade, dentre eles está o queijo coalho. O estudo permitiu levantar hipóteses sobre a preferência do consumo do queijo coalho, a preferência por produtos regionais, o reconhecimento como um produto regional e sua força na comercialização deste produto atualmente e em mercado futuro
Abstract: Queijo coalho is a regional product that moves the economy of Ceará and other Northeastern states of Brazil, reason why it was developed the interest in studying this cheese, which had as an objective to understand the force exerted by the regionalism in the buying behavior of this product and to identify the future market trend of this regional product in the face of cultures globalization. A bibliographic survey was carried out on Consumer Behavior, Culture and Food and Culture as well as an exploratory research with a quantitative approach. A sample was used for the judgment of 107 respondents, who should be in agreement with the profile of the young and consumer public of “queijo coalho”. The results allowed to identify the strength of the regionalism in the buying behavior and an interest of the respondents in willing to maintain its cultural identity and the foods that reinforce to this cultural identity, among them is the curd cheese. This study allowed to hypothesize on the preference of the cheese curd, the preference for regional products, the recognition as a regional product and its strength in the commercialization of this product currently and in future market
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30615
metadata.dc.type: TCC
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