Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30588
Title in Portuguese: Catálogos de exposição: a circulação das obras de Raymundo Cela
Author: Barbosa, Delano Pessoa Carneiro
Advisor(s): Leão, Andréa Borges
Keywords: Raymundo Cela
Exposições
Imagem
Raymundo Cela
Exhibitions
Issue Date: 2017
Citation: Barbosa, D. P. C.; Leão, A. B. (2017)
Abstract in Portuguese: Este trabalho busca compreender o processo de circulação da obra do pintor, desenhista e gravador Raymundo Brandão Cela (1890-1954), desde seu período de formação na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no início do século XX, até exposições realizadas nos dias de hoje. Por meio da reprodução das obras do artista, impressas em catálogos de exposição, procuro construir uma sociologia da representação do objeto artístico, ou seja, o modo como determinadas convenções são acionadas para classificá-las e como tal classificação recebe camadas de significados. Portanto, não apenas a ordem discursiva sobre as obras terá lugar de destaque, mas também o suporte no qual elas circulam: exposições, catálogos, livros-catálogo, folhetos e jornais. No caso dos catálogos de exposição, estes têm lugar de destaque, pois trazem à tona a maneira pela qual os mundos da arte atuam, ou seja, como fomentam um sistema de enunciados sobre exposições, artistas e obras, a partir de uma rede de interdependência presente nas instituições da arte. Tal abordagem contribuirá para os debates – ainda iniciais – sobre a história dos impressos nos mundos da arte, além de levantar questões sobre a arte brasileira por intermédio das exposições e coleções de arte.
Abstract: This work seeks to understand the circulation of the body of work from the painter, drawer and engraver Raymundo Brandão Cela (1890-1954), since his period of tuition at the National Fine Arts School (ENBA) in the early 20th century in Rio de Janeiro, Brazil, until exhibitions held on today. From the reproduction of the artist's works, printed on exhibition catalogs, I try to construct a sociology of representation of the artistic object, that is, the way certain conventions are triggered to categorize them and how these classifications are given layers of meanings. Therefore, not only the discursive range about the works are prominent, but also the medium in which they circulate: exhibitions, catalogs, catalogue books, brochures and newspapers. In the case of exhibition catalogs, these have a prominent place as they highlight the way art worlds functions, that is, how they foment a system of statements on exhibitions, artists and works, from an interdependence network within art institutions. Such an approach will contribute to the discussions - still inchoate - on the history of printed matter in the art worlds, apart from raising questions about the Brazilian art by means of exhibitions and art collections.
Description: BARBOSA, Delano Pessoa Carneiro. Catálogos de exposição: a circulação das obras de Raymundo Cela. 2017. 261f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30588
Appears in Collections:PPGS - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tese_dpcbarbosa.pdf4,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.