Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3057
Tipo: Dissertação
Título: A orgia dos sentidos: a construção do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl
Autor(es): Teixeira, Karoline Viana
Orientador: Lucas, Meize Regina de Lucena
Palavras-chave: sports;nazism;body;esporte;nazismo;Corpo;HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA;Riefenstahl,Leni,1902-2003.Olympia(Filme) – Crítica e interpretação;Esportes no cinema – Aspectos sociais – Alemanha – 1938;Esportes no cinema - Aspectos políticos – Alemanha – 1938;Documentário(Cinema) – Alemanha – 1938;Nazismo e cinema;Propaganda nazista – Alemanha – 1938;Imagem corporal;Beleza física (Estética);Corpo e mente
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: BASTOS, José Romário Rodrigues. Natureza, tempo e técnica: Thomaz Pompeu de Sousa Brasil e o século XIX. 2013. 177f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: O presente trabalho visa o estudo histórico das significações e construções do corpo no documentário Olympia (ALE, 1938), da diretora alemã Leni Riefenstahl. O filme retrata os Jogos Olímpicos de Berlim, ocorridos dois anos antes em pleno regime nazista. Nesse evento, Adolf Hitler promoveu uma intensa mobilização para propagar uma imagem da Alemanha como uma nação harmoniosa e pacífica. Mas, ao mesmo tempo, buscou-se também demonstrar a superioridade física da raça germânica em relação aos demais. Procura-se, nesse sentido, demonstrar como esse corpo retratado no filme é resultado de uma série de concepções e questões sócio-políticas que ganham força desde o final do século XIX. Do cuidado de si, da popularização do esporte como forma de disciplinar corpo e mente aos grupos nudistas que se multiplicaram na Alemanha, todos esses movimentos foram absorvidos e ressignificados pela ditadura totalitária. Olympia mostra um ideal de corpo e beleza único e segregador, em nome do qual os nazistas vão promover a eliminação dos desviantes por meio da Solução Final.
Abstract: The present work aims at the historical study of meanings and constructions of body in the documentary film Olympia (ALE, 1938), by the German director Leni Riefenstahl. The film shows a portray of the Olympic Games in Berlin, occurred two years before in full Nazi regime. In this event, Adolf Hitler promoted an intense mobilization to propagate an image of Germany as a harmonious and pacific nation. But, at the same time, it also searched to demonstrate the physical superiority of the Germanic race over the other ones. It is looked, in this direction, to demonstrate as this body portrayed in this film is resulted of a series of conceptions and social political questions that gain force since the end of XIX century. From the care of itself, the popularity of sports as form to discipline body and mind to the nudist groups that had multiplied in Germany, all these movements had been absorbed and gained new meanings for the totalitarian dictatorship. Olympia shows an ideal of body and beauty unique and segregated, on behalf of which Nazis will promote the elimination of different ones by means of the Final Solution.
Descrição: TEIXEIRA, Karoline Viana. A orgia dos sentidos: a construção do corpo nas imagens de Olympia, de Leni Riefenstahl. 2008. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3057
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_kvteixeira.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.