Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30539
Tipo: TCC
Título: Estrutura de governança corporativa e o desempenho multidimensional das empresas do setor financeiro da BM&FBOVESPA
Autor(es): Costa, Adriano Catarina da
Orientador: Vasconcelos, Alessandra Carvalho de
Palavras-chave: Governança corporativa;Instituições financeiras - Medição de desempenho;Bolsa de valores - Brasil
Data do documento: 2017
Citação: COSTA, Adriano Catarina da. Estrutura de governança corporativa e o desempenho multidimensional das empresas do setor financeiro da BM&FBOVESPA. 2017. 22 f. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2017.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a correlação entre a governança corporativa e o desempenho multidimensional nas empresas do setor financeiro listadas na BM&FBovespa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental. Foram coletados dados de 120 empresas, no período de 2010 a 2015, nos formulários de referência, nos demonstrativos financeiros e no Economática, utilizando a Correlação de Spearman. Avaliou-se a governança corporativa a partir do índice de Assunção, De Luca e Vasconcelos (2017) adaptado que contempla quatro dimensões: acesso e conteúdo das informações, estrutura de propriedade e controle, conselho de administração e outros órgãos e agentes da governança corporativa. Para mensurar o desempenho na perspectiva multidimensional foram utilizados os indicadores: ROA, ROE, EBITDA, Market-to-Book e Lucro por ação. Os resultados da análise de correlação sugerem correlação positiva entre a estrutura de governança corporativa e os indicadores ROA, EBITDA, Market-to-Book e Lucro por ação, indicando que, em linhas gerais, as empresas do setor financeiro que adotam melhores práticas de governança corporativa possuem melhores desempenhos operacional, econômico e de valor. Apesar da conclusão da pesquisa da correlação positiva entre as variáveis, ressalta-se que há outras variáveis micro e macroeconômicas que impactam no retorno esperado pelos investidores e no valor das companhias não consideradas na estrutura de governança considerada na pesquisa, cabendo investigação mais profunda sobre o relacionamento entre governança e desempenho empresarial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30539
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_accosta.pdf635,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.