Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30494
Title in Portuguese: O uso de novas tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula da Faculdade de direito da Universidade Federal do Ceará: ferramentas agregadoras ou disruptivas do processo de ensino-aprendizagem?
Title: The use of new information and communication technologies in the classrooms of the faculty of law of the Federal University of Ceará: tools aggregating or disruptive of the teaching-learning process?
Author: Cintra, Carlos César Sousa
Camurça, Eulália Emília Pinho
Reis, Ulisses Levy Silvério dos
Keywords: Ensino jurídico
Metodologia
Tecnologias de informação e comunicação
Issue Date: 2017
Publisher: NOMOS:Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC
Citation: CINTRA, C.C.S.; CAMURÇA, E.E.P.; REIS, U.L.S. (2017)
Abstract in Portuguese: O presente artigo objetiva perquirir acerca do papel que as novas tecnologias de informação e comunicação possuem nas aulas ministradas no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Para tanto, além de correlacionar in abstracto aquelas ferramentas contemporâneas com a preocupação revelada pelos que se dedicam a discutir novos paradigmas trazidos pela metodologia do ensino jurídico, realizou-se uma pesquisa junto a três grupos de alunos do referido curso, para sondar as percepções dos discentes quanto ao emprego e aos resultados advindos do uso das mencionadas tecnologias de informação e comunicação. Como resultado do levantamento realizado, verificou-se que mais da metade dos docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará efetivamente adotam o aludido instrumental para facilitar o processo de ensino, postura esta que segundo o alunado, mesmo com eventuais deficiências, tem a virtude de facilitar sobremaneira o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os discentes também confirmaram a eficiência das novas tecnologias de informação e comunicação como proveitoso meio de interação que pode ser explorado fora da sala de aula para adicionar novos elementos aos conteúdos versados em sala de aula pelos professores.
Abstract: This paper aims to investigate the role that the new information and communication technologies have in the classes taught in the scope of the Faculty of Law of the Federal University of Ceará. Therefore, in addition to correlating in abstract those contemporary tools with the concern revealed by those who are dedicated to discuss new paradigms brought by the methodology of the legal education, a research was carried out with three groups of students of referred course, to probe the perceptions of the students regarding the employment and the results of the use of the mentioned information and communication technologies. As a result of the survey realized, it was verified that more than half of the teachers of the Faculty of Law of the Federal University of Ceará effectively are adopting the aforementioned instrument to facilitate the teaching-learning process. According to the group of surveyed students, this teacher’s posture, even with any deficiencies, has the virtue of greatly facilitating the teaching-learning process. In addition, the students have also confirmed the effectiveness of new information and communication technologies as an useful form of interaction that can be explored outside the classroom to add new elements to the content taught in the classroom by teachers.
Description: CINTRA, Carlos César Sousa; CAMURÇA, Eulália Emília Pinho; REIS, Ulisses Levy Silvério dos. O uso de novas tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula da Faculdade de direito da Universidade Federal do Ceará: ferramentas agregadoras ou disruptivas do processo de ensino-aprendizagem? NOMOS:Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v.37, n.2, jul./dez., 2017, p. 405-422.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30494
metadata.dc.type: Artigo
ISBN: 1807-3840
Appears in Collections:FADIR - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_ccscintra.pdf481,4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.