Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30436
Tipo: TCC
Título: Análise da vulnerabilidade da rede viária aplicada à roteirização do transporte de cargas em áreas urbanas
Título em inglês: Analysis of the vulnerability of road network applied to the routing of freight transportation in urban areas
Autor(es): Castelo Branco, Geovanny de Deus Moreno
Orientador: Bertoncini, Bruno Vieira
Palavras-chave: Vulnerabilidade;Confiabilidade;Risco;Roteirização;Transporte urbano de carga
Data do documento: 2017
Citação: BERTONCINI, Bruno Vieira. Análise da vulnerabilidade da rede viária aplicada à roteirização do transporte de cargas em áreas urbanas. 2017. 55f. Monografia(Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O presente trabalho aborda o atributo da vulnerabilidade das vias urbanas associado à confiabilidade e risco das mesmas frente à eventos de interrupção de fluxo de veículos, a fim de desenvolver uma ferramenta auxiliar a ser utilizada por operadores logísticos na roteirização do transporte de mercadorias e na distribuição das mesmas em áreas urbanas. Pesquisas direcionadas a melhorar a eficiência do tráfego de veículos em áreas urbanas são inúmeras e geram interesse tanto do setor privado, quanto da gestão pública, isso decorre do fato de que os deslocamentos de pessoas ou cargas, apesar de consistirem em atividade cotidiana, não agregam valor à rotina e dinâmica urbana, sendo alvo de constante compreensão e busca por melhorias. Dentro dos estudos na temática de roteirização, o foco no entendimento da vulnerabilidade das vias e sua contribuição para melhorias no desenvolvimento e gestão de redes de transporte em áreas urbanas ainda não é muito expressivo e, apesar disso, acredita-se que possa ser útil em conferir maior confiabilidade às decisões logísticas dentro desse setor. Assim, o presente trabalho abordou os principais estudos nessa área e buscou incorporar os conceitos mencionados à realidade urbana de um trecho da rede viária de Fortaleza, realizando medições dos custos generalizados decorrentes das operações de transporte de mercadorias e, por fim, estudando o desenvolvimento de uma metodologia que permita a consideração da vulnerabilidade na roteirização de veículos urbanos de carga. Com a aplicação da técnica, foi possível observar que ao incorporar tais critérios e utilizando a metodologia proposta, a definição de rotas alternativas gerou menos impactos em termos de custos, o que é desejável no tipo de operação avaliada, no entanto, estes não foram muito expressivos e concluiu-se, por fim, que não representam bem os cenários realista de eventos de interrupção propostos na análise.
Abstract: The present paper deals with the attribute of the vulnerability of urban roads associated with the reliability and risk of the same in face of events of vehicle flow disruption, in order to develop an auxiliary tool to be used by logistics operators in the routing of urban freight vehicles and freight distribution in urban areas. Researches aimed at improving the efficiency of vehicular traffic in urban areas are numerous and generate interest both in the private and public sectors. This is due to the fact that the movements of people or freight, although constituting daily activity, do not add value to urban routine and dynamics, thus being the target of constant search for improvements. Within the studies on routing, the ones focused on understanding the vulnerability of roads and its contribution to improvements in the development and management of transport networks in urban areas are still not very expressive and yet, it is believed that it can be useful in providing more reliable logistics decisions within this sector. Therefore, the present paper has addressed the main studies in this area and sought to incorporate the aforesaid concepts into the urban reality of a section of the road network of Fortaleza, carrying out measurements of the generalized costs resulting from freight transport operations and, finally, studying the development of a methodology that allows the consideration of vulnerability in the routing of urban freight vehicles. With the application of the technique, it was possible to observe that by incorporating these criteria and using the proposed methodology, the definition of alternative routes generated less impact in terms of costs, which is desirable in the type of operation analysed, however, these costs were very significant and it was concluded, finally, that they do not represent well the realistic scenarios of disruption events proposed in the analysis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30436
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_gdmcbranco.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.