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Tipo: Dissertação
Título : Criminalidade e desempenho escolar: uma avaliação a partir do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Fortaleza
Autor : Goes, Maria Cristina de Moura
Tutor: Simonassi, Andrei Gomes
Palabras clave : Desempenho escolar;Criminalidade;Rede Pública Municipal;Fortaleza
Fecha de publicación : 2017
Citación : GOES, Maria Cristina de Moura. Criminalidade e desempenho escolar: uma avaliação a partir do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Fortaleza. 2017. 44f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2017.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho se propõe a investigar o impacto da criminalidade sobre o desempenho das escolas públicas da rede municipal de Fortaleza avaliadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) no ano 2015. As informações utilizadas na análise empírica compreendem o período 2014- 2015 e o resultado das avaliações do SPAECE aplicadas aos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental nas provas de língua portuguesa e matemática, compondo, portanto, um cross-section que considera variáveis defasadas tanto para criminalidade quando para o rendimento das escolas. As estimativas robustas para os determinantes do desempenho escolar e do ingresso na rede pública de ensino sugerem que a criminalidade afeta negativamente o desempenho da escola para o 5º ano, muito embora este impacto seja inócuo em relação ao 9º ano. Ademais, constata-se um ciclo virtuoso do ensino que se reflete no fato de que o rendimento escolar anterior impacta positivamente o rendimento do ano seguinte. Finalmente, constata-se um impacto positivo da política de ensino das escolas expresso na continuidade da efetivação de matrículas influenciado pela gestão da escola como também pela consciência de pais e de adolescentes, muito embora o desempenho geral não se mostre influenciado pela estrutura física ofertada aos alunos.
Abstract: This paper proposes to investigate the impact of crime on the performance of public schools of the Fortaleza municipal area evaluated by the Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) in the year 2015. The information used in the empirical analysis comprises the period 2014 -2015 and the results of the SPAECE evaluations applied to the students of the 5th and 9th grade elementary students in the portuguese language and mathematics tests, thus composing a cross-section that considers lagged variables both for crime and for the performance of schools. Robust estimates for the determinants of school performance and enrollment in the public school system suggest that crime negatively affects school performance by grade 5th, although this impact is innocuous in relation to grade 9th. In addition, there is a virtuous cycle of education that is reflected in the fact that previous school performance positively impacts the income of the following year. Finally, there is a positive impact of the school's education policy, expressed in the continuity of enrollment, influenced by school management, as well as the awareness of parents and adolescents, although the overall performance is not influenced by the physical structure offered to the students.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30334
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

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