Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30324
Tipo: Artigo de Evento
Título: O exercício da liberdade de expressão e o desenvolvimento da inteligência coletiva na narrativa transmídia das ficções de fãs de Harry Potter
Autor(es): Comenho, Victor Torres de Mello Teani
Orientador: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Harry Potter;Fanfiction;Liberdade de expressão;Transmídia;Inteligência coletiva
Data do documento: 2015
Citação: COMENHO, Victor Torres de Mello Teani; RIOS, José Riverson Araújo Cysne. O exercício da liberdade de expressão e o desenvolvimento da inteligência coletiva na narrativa transmídia das ficções de fãs de Harry Potter. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 set. de 2015., Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
Resumo: Esse artigo analisa as discussões em torno da liberdade de expressão, direitos autorais e a apropriação dos produtos culturais por parte do público nas ficções de fãs dentro do fandom de Harry Potter. Também atenta para a questão do desenvolvimento da inteligência coletiva durante a execução dessas produções. Constata-se que as produções de fãs têm um grande papel agregador entre os jovens e encerram em si um potencial transmidiático que pode render resultados proveitosos para a indústria do entretenimento e o público. Observa-se também que a dinâmica das comunidades de fãs pode contribuir para a formação e desenvolvimento do indivíduo, e há a possibilidade de aprimorar-se a formação dos jovens utilizando-se destes recursos dentro do ambiente escolar, como propõe hipóteses do ciberletramento e da educomunicação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30324
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_vtcomenho.pdf499,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.