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Tipo: TCC
Título: Motivação em vendas: um estudo com promotores de crédito consignado da empresa Facility
Autor(es): Mourão, Felipe de Albuquerque
Orientador: Souza, Andrea Moura da Costa
Palavras-chave: Motivação no trabalho;Vendas - Administração
Data do documento: 2012
Citação: MOURÃO, Felipe de Albuquerque. Motivação em vendas: um estudo com promotores de crédito consignado da empresa Facility. 2012. 56. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: Motivação é um item essencial para que uma a área de vendas de uma empresa consiga atingir os resultados esperados, pois de nada adianta, em uma administração de vendas, ter bons processos de recrutamento, seleção, treinamento, se a força de vendas não estiver motivada em buscar os objetivos traçados. Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que mais impactam na motivação dos funcionários da área de vendas da empresa Facility Financiamentos, a fim de propor melhorias na gestão do setor em estudo. Aborda como fundamentação teórica a motivação e suas teorias e a administração de vendas. Como metodologia, realizou-se uma pesquisa com os vendedores, utilizando-se como instrumento para coleta de dados um questionário baseado na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Após o término dessa etapa, procedeu-se a análise dos resultados da pesquisa, enriquecendo-a com a apresentação de tabelas e gráficos ilustrativos. Finalmente, concluiu-se que, dentro dos fatores estudados, salário e comissão são fontes geradoras de insatisfação, fazendo com que sejam percebidos como os mais importantes na motivação do profissional. Algumas sugestões foram apresentadas visando contribuir com o aumento no grau de motivação dos vendedores, e consequentemente, melhorar os resultados atingidos pela empresa.
Abstract: Motivation is an essential element to the sales department performance. On sales management, recruitment, selection and training would be useless if the sales force has not been motivated to achieve its goals. Due to improve the sales management of Facility Financiamentos Company, this work aims to identify the most important motivation factors perceived by the sales professional. First it was made a bibliographic study about motivations and its theories and sales management. Secondly, in the methodological perspective, the data were collected through a questionnaire based on Herzberg Theory and, to present it, graphics and illustrations were used. Finally, by this survey, it was possible to conclude that salary and commissions were causing dissatisfaction among the majority and they have perceived those factors as the most important to motivate. Some suggestions were made in order to improve the motivation of the sales force and as a result the company achieves better results.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30316
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