Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30307
Tipo: TCC
Título: Sites de compras coletivas, uma nova ferramenta de marketing para divulgação de pequenas e médias empresas
Autor(es): Ferreira, Felipe Juvenil
Orientador: Araújo, Carlos Manta Pinto de
Palavras-chave: Marketing na Internet;Comércio eletrônico
Data do documento: 2012
Citação: FERREIRA, Felipe Juvenil. Sites de compras coletivas, uma nova ferramenta de marketing para divulgação de pequenas e médias empresas. 2012. 59 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: A evolução da Internet proporcionou a criação de novos modelos de negócios e novas formas de se fazer marketing, dentro desses dois contextos estão os sites de compras coletivas. A pesquisa foi restrita aos negócios das compras coletivas via Internet, como uma das oportunidades de negócio que surgiram com o crescimento da Internet, mostrando quais seus principais objetivos e vantagens, em especial para as empresas anunciantes, que em geral são pequenas e médias empresas. Nesse contexto, antes de apresentar como funciona o modelo de negócio das compras coletivas, procura-se situar o leitor sobre as estruturas básicas que rodeiam esse tema, como o crescimento da Internet e do comércio eletrônico e suas modalidades. Essas informações servirão para auxiliar na compreensão do cenário de quando e onde surgiu essa nova oportunidade de empreendimento, como esse negócio chegou ao Brasil e a Fortaleza e como ocorreu um boom nunca visto antes na Internet no país. Foram expostas também os conceitos e as principais ferramentas de marketing digital, para que se entenda melhor como os sites de compras coletivas funcionam como uma poderosa ferramenta de marketing para as empresas parceiras. Para exemplificar esse principio do modelo de negócio das compras coletivas utiliza-se durante o trabalho exemplos de como operam e o que oferecem os principais sites do ramo do país e de Fortaleza.
Abstract: The evolution of the Internet let us to create new business models and new ways of doing marketing, within these two contexts are the sites of collective purchasing. The research was restricted to the business of collective purchases via Internet, as one of the business opportunities that have arisen with the growth of the Internet, showing what their main objectives and advantages, especially for advertisers who are generally small and medium enterprises. In this context, before presenting how works the business model of collective purchasing, is imperative to situate the reader about the basic structures that surround this issue, as the growth of the Internet and electronic commerce and its modalities. This information will serve to assist in the understanding of the scene of when and where did this new opportunity of development, how this business came to Brazil and Fortaleza and how there was a boom never before seen on the Internet in this Country. Were also exposed to the concepts and the main tools of digital marketing, in order to understand better how the collective shopping sites works as a powerful marketing tool for its partners. To illustrate this principle of the business model of collective purchasing is used while working examples of how they operate and what sites offer the main branch of the country and Fortaleza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30307
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_fjferreira.pdf692,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.