Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30305
Title in Portuguese: Portais corporativos como fonte geradora de conhecimento: análise do Portal SIGAA na percepção dos estudantes do curso de Administração-UFC
Author: Silva, Joana D'arc Nobre da
Advisor(s): Araújo, Carlos Manta Pinto de
Keywords: Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Portais da Web
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Joana D'arc Nobre da. Portais corporativos como fonte geradora de conhecimento: análise do Portal SIGAA na percepção dos estudantes do curso de Administração-UFC. 2012. 61 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Portuguese: O objetivo desta pesquisa é identificar as possíveis razões de dificuldades de uso do portal corporativo SIGAA da UFC. O estudo apresenta os portais corporativos, exemplificado pelo SIGAA, como uma importante ferramenta para a gestão do conhecimento nas organizações, possibilitando a integração de diferentes dados oriundos das mais diversas fontes, internas e externas. Na revisão bibliográfica foram abordadas as temáticas de gestão da informação e do conhecimento, as tecnologias de informação e comunicação que suportam a gestão do conhecimento, a definição de portais corporativos, além de sua estrutura, características e vantagens, seus diferentes tipos e como se dá a geração e disseminação do conhecimento por meio dos portais. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa exploratória que contou com a opinião de 40 alunos do Curso de Administração da FEAAC com o intuito de descobrir se o portal corporativo SIGAA cumpre a finalidade de gerar e disseminar conhecimento, a partir da percepção do usuário. O estudo permitiu constatar que o portal corporativo SIGAA é funcional, pois atende às demandas da comunidade acadêmica, sendo capaz de prover serviços e informações a diferentes públicos e incorpora novas funcionalidades que fortalecem a geração e disseminação do conhecimento.
Abstract: The objective of this research is to identify the possible reasons for the difficulties of using the corporate portal SIGAA UFC. The study shows the corporate portals, exemplified by SIGAA as an important tool for knowledge management in organizations, enabling the integration of different data from several sources, internal and external. In the bibliographical revision were boarded the subjects of information management and knowledge management, information and communication technologies that support knowledge management, the definition of corporate portals, its structure, characteristics and advantages, its differents types and how to get the generation and dissemination of knowledge through the portals. In this context, it was conducted an exploratory research that relied on the opinion of 40 students of Administration Course at FEAAC in order to discover whether the corporate portal SIGAA from Federal University of Ceará fulfills the purpose of generating and disseminating knowledge, from the perspective of the student. The study allowed to evidence that the corporate portal SIGAA is functional, as it meets the demands of the academic community, being able to provide services and information to different audiences and incorporates new functionalities that fortify the generation and dissemination of knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30305
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_jdnsilva.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.