Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30287
Título: Reconfigurações políticas e apropriação tecnológica: a relação ambivalente dos movimentos sociais com o desenvolvimento das comunicações
Autor(es): Barreto, Helena Martins do Rego
Palavras-chave: Comunicação
Política
Midiatização
Tecnologias
Data do documento: 2012
Citação: Barreto, H. M. R. (2012)
Resumo: Este artigo, parte da pesquisa que desenvolvemos sobre os usos dos meios de comunicação pelos movimentos sociais, discute o lugar da comunicação nas disputas políticas, bem como os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) por parte dos trabalhadores integrantes do MST, no contexto da realização do 5° Congresso Nacional do Movimento, em 2007. Considera a disputa de imaginários que vivenciamos na sociedade contemporânea e o lugar privilegiado ocupado pelos meios de comunicação nas ações políticas. Aponta os limites da apropriação daquelas tecnologias e a manutenção da divisão social do trabalho, que impõe limites à ruptura com os lugares fixados para receptores e produtores no processo comunicativo.
Descrição: BARRETO, Helena Martins do Rego. Reconfigurações políticas e apropriação tecnológica: a relação ambivalente dos movimentos sociais com o desenvolvimento das comunicações. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 14, Recife, 14-16 jun. 2012. Anais... Recife: Intercom, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30287
ISSN: 2177-790X
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_hmrbarrerto.pdf484,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.